Impressão Digital em camisetas: Entenda como funciona

No mundo da estamparia, há diversas técnicas para fazer camisetas personalizadas. E a impressão digital é uma das mais atuais e que engloba  tecnologia, rapidez e qualidade.

Conhecida também como DTG  (Direct to Garment), a impressão digital é uma técnica que permite estampar camisetas, exatamente como a arte é vista na imagem, diretamente no tecido. 

E, independente de como seja a arte, essa técnica tem capacidade de estampar tanto imagens em traços quanto cromia. Isso tudo é possível por conta de uma impressora a jato de tinta.

Sabe as impressoras de papel, que imprimem qualquer tipo de imagem? É a mesma lógica. Com a impressão digital em camisetas, as estampas são feitas assim, mas ao invés de papel, se usa tecidos.

Abaixo você entende melhor como funciona. Confira!

Diferença entre serigrafia e impressão digital

Na serigrafia, o processo é mais artesanal. A arte é impressa em telas e cada tela contém uma parte com uma cor diferente. Por exemplo, o desenho tem, no total, três cores. Portanto, é preciso ter três tipos de ela, uma para cada cor. Cada tinta é aplicada diretamente no tecido e depois é feita a secagem. 

Para essa técnica, as artes em traços são mais usadas, uma vez que são artes em que é possível contar o número de cores, uma vez que não existe variação de cores.

Tinta amarela sendo aplicada na tela da técnica de Silk Screen. Duas camisas azuis com estampa escrito em uma "Você cria" e, na outra, " A gente estampa"

Uma dica para quem opta por usar a técnica de serigrafia é usá-la quando grandes quantidades de camisetas precisam ser estampadas. Isso porque uma mesma tela poderá ser usada em várias peças, o que diminui o custo de produção.

Já na impressão digital, o processo é automatizado. Você programa a arte que seja estampar na camisa em um computador, o computador envia a arte para a impressora e a impressão é feita diretamente na camisa. Assim, a mão de obra para desenvolver esse trabalho acaba sendo mais prática também.

Na impressão digital, como a imagem é impressa diretamente na camisa, é possível estampar artes em traços e também artes em cromia – que são aquelas que possuem números incontáveis de cores e variações de tonalidade.

Por exemplo, uma fotografia é mais indicada para ser estampada nessa técnica, uma vez que tem degradês que são melhor captados pela máquina.

A técnica de impressão digital tem crescido bastante nos últimos anos e, por isso, o custo-benefício tem sido interessante. Além da agilidade na impressão, as cores são mais vivas e duráveis no tecido. 

Um outro ponto importante é que as estampas feitas por essa técnica não precisam de grandes quantidades de peças para serem produzidas. É possível estampar apenas uma camisa ou milhares delas, sem que o custo de produção altere muito. Essa dinâmica abre possibilidades para marcas venderem camisas sob demanda, sem a necessidade de se ter estoques. 

Você pode conferir mais sobre impressão sob demanda no nosso artigo Dropshipping de Camisetas: a impressão sob demanda está abrindo novos mundo de oportunidades.

Principais diferenças entre Silk Digital e Silk Digital HD

Com o avanço da tecnologia, a impressão digital está cada vez mais se aprimorando. Hoje, é possível encontrar técnicas como a Silk Digital e também a sua versão mais avançada, a Silk Digital HD. Apesar de trabalharem com a mesma lógica da impressão direta na camiseta, com rapidez e qualidade, ambas possuem suas diferenças:

No Silk Digital,  a impressão é feita com fixador, base branca e os toners nas cores CMYK. Embora a resolução da imagem seja ótima,  algumas cores como vermelho ficam um pouco fora do ideal. 

Outro ponto importante é que o fixador deixa um cheiro após a secagem no processo produtivo. Para quem tem uma marca de camisa, esse cheiro é um problema, pois a camisa pode chegar na casa do cliente com o odor do fixador.

Para tentar diminuir essas questões, o Silk Digital HD foi desenvolvido…

Primeiro, é importante destacar que  o Silk Digital HD imprime uma estampa 3x mais rápido que uma máquina de grande porte de Silk Digital. 

E, além do branco+CMYK, a técnica utiliza duas cores auxiliares que possibilitam a criação de mais de 60 milhões de cores para impressão. O Silk Digital HD também permite a definição exata da tonalidade através do número pantone de cada estampa. O que torna a estampa mais fiel à arte e torna a impressão muito mais poderosa.

Um avanço importante dessa técnica é que usa a nova geração de tintas que são biodegradável, além de todo o processo ser realizado sem água e com emissão zero de dióxido de carbono.

A questão do cheiro do fixador também foi solucionada e o material usado é inodoro.


Conheça o Studio 3D e faça uma camiseta personalizada

Que tal fazer um teste para ver a qualidade da impressão digital de perto?

No Studio 3D da Dimona, você vê a sua criação de frente, de lado, de costas, de cabeça pra baixo… De forma simples, prática, divertida e com toda a liberdade para você fazer a estampa do seu jeito.

Você pode fazer o upload da sua arte ou criá-la do zero.

A gente estampa na mais avançada técnica de estamparia de Silk Digital HD.

Confira o vídeo abaixo sobre o estúdio personalizado e on-line da Dimona:

Faça agora mesmo um teste com a sua arte de signos na sua camiseta: http://camisadimona.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s