Qual tipo de tecido de camiseta escolher para o dia a dia?

Há diversos tipos de tecidos no mercado. Uns são ótimos para serem usados na rotina do trabalho, ir a algum evento. Outros são muito indicados para um dia de muito calor ou para exercícios físicos, seja para aquela corrida no parque antes do trabalho ou o treino na academia.

Independente do seu objetivo, há algum tecido ideal para sua necessidade. Para te ajudar a escolher aquele que é para você, explicamos um poucos das diferenças de cada um.

Confira abaixo!

Tipos de tecido de camiseta para a sua rotina

Camiseta de algodão

Camisetas com 100% de algodão são sempre uma ótima opção para o dia a dia. Elas deixam a pele respirar, possuem uma boa estrutura no corpo e são confortáveis. Veste bem, é leve e não esquenta muito, por isso são ótimas camisetas para a rotina.

Há alguns tipos de tecido 100% algodão que podem se diferenciar em:

Cardada

É um tecido feito com 100% algodão e tem uma boa aceitação de estampas. Possui um toque suave e macio. 

O preparo do tecido é feito com o auxílio de cardas que trançam o tecido, por isso o nome “cardada”. As fibras do algodão não são penteadas antes desse processo. São utilizadas fibras puras, sem a retirada de impurezas. Isso faz com que a malha apresente um aspecto mais irregular, mais simples e apresente algumas fibras curtas (provenientes do algodão).

Conforme o uso desse tecido de algodão para camiseta, formam-se bolinhas com facilidade. Os fios podem variar entre 24.1, 26.1 e 28.1 (quanto maior o número, melhor será o tecido).

Na Dimona, esse tipo de malha é encontrada na linha Classic com fio 24.1. É ideal para camisas de eventos e ações de marketing, por exemplo, com um ótimo custo-benefício.

Penteada

A malha penteada também é em 100% algodão. Porém, comparando com a cardada, apresenta uma qualidade de fio superior. É um tecido com fio 30.1, considerado resistente. É indicado para eventos e para uso no dia a dia, principalmente em lugares e dias mais quentes.

Diferente da cardada, a malha penteada passa por uma penteadeira que deixa as fibras bem regulares antes de tecer o fio. Isso deixa o aspecto da peça mais bonito e de melhor qualidade. A linha Quality da Dimona é feita com a malha penteada.

Lixada

Aqui, na Dimona, a linha Prime é feita com tecido 100% algodão, com fio 26.1 e que passa por todos os processos citados acima, mas também por um lixamento. Esse processo é feito com lixas que deixam o tecido ainda mais macio, com um aspecto de pele de pêssego.

Primeiramente, as fibras de algodão são penteadas e depois de pronto, o tecido é lixado. Esse processo é literalmente feito com lixas, como o próprio nome diz. O tecido passa em contato em cilindros giratório em alta velocidade recobertos com lixa, criando no tecido um aspecto de toque chamado ‘pele de pêssego’.Se você passar a mão, é possível sentir o toque aveludado.

Estonada

A camisa estonada é 100% de algodão, a diferença é que é feito um processo de lavagem industrial, onde se utiliza pedras para desgastar a malha e proporcionar uma aparência gasta. Como a camiseta passa por uma lavagem bruto, a costura é reforçada e a malha é mais grossa. Esse tipo de tecido é ideal para um visual mais descolado e jovem. Na Dimona, temos diversas cores e tamanhos. 

Camiseta Dry Fit/ Poliéster

Feita de 100% poliéster, geralmente é indicada para práticas esportivas. Une o conforto, a durabilidade e o caimento em um só material, além de ser excelente em retenção de suor e ter secagem rápida. É uma ótima opção para aqueles dias mais quentes.

Dependendo do seu trabalho, é possível criar looks básicos com esse tipo de tecido também, uma vez que é um tecido confortável e pode ajudar a eliminar o suor com mais facilidade.

Viscolycra

A viscolycra é uma das malhas mais antigas do mundo. Ela é feita com elastano e viscose que deixa o tecido bem leve no corpo, com um toque macio e gostoso de vestir. Quando esticado, esse tecido volta à forma original sem que haja deformação. É ideal para dias bem quentes, pois sua leveza proporciona uma sensação térmica agradável e confortável. Ideal para estampar artes que combinam com você!

Na Dimona, os fios utilizados na fabricação das malhas em viscolycra são feitos com fibras obtidas através de madeira de reflorestamento, respeitando as normas do programa ZDHC.

Malha Piquet

A malha piquet é um tecido elegante que possui uma textura em alto relevo, com textura leve e macia. É muito usado em camisas pólo para ser usado no dia a dia ou em lugares mais formais como trabalho.

Personalize suas camisetas do dia a dia

Cada tecido tem um objetivo que combina melhor com a sua necessidade. Antes de escolher qual usar, busque responder algumas perguntas básicas sobre onde você vai, qual é a temperatura do local, qual tipo de roupa esse lugar pede…

Por exemplo, se o dia está mais fresco e você está indo para o trabalho, uma camiseta de algodão pode ser ideal. Além de proporcionar conforto e ser um tecido leve, combina com vários looks. É importante lembrar que alguns trabalhos não permitem que você use camisetas. Por outro lado, podem liberar o uso de camiseta polo, por ser uma roupa mais formal.

Caso você vá sair para encontrar com os amigos, o momento pede algo mais casual e você pode ousar. Então, que tal sair da camiseta básica e lisa?

Para deixar o seu looks mais descontraído, você pode criar camisetas personalizadas que são a sua cara e expressar quem você é!

E você nem precisa saber usar softwares mais complexos para criar suas estampas. É possível fazer com aplicativos intuitivos como o Canva ou o Desygner.

No Studio 3D da Dimona, você consegue ver como a sua camisa ficará e fazer os ajustes necessários.  

Na própria plataforma, você também consegue criar estampas simples com frases e mudar a fonte das letras.

Confira o passo a passo de como criar uma camiseta personalizada pelo Studio 3D:

  1. Acesse o Studio 3D clicando aqui;
  2. Escolha o produto que quer estampar;
  3. Selecione a cor e clique em PERSONALIZAR;
  4. Faça o upload da arte.

Você cria, a gente estampa!

Deixe uma resposta