Curiosidade Dimona: Por que as camisetas encolhem?

Você comprou aquela camiseta que queria, do tamanho ideal para você, mas ela encolheu ao lavar? Infelizmente, esse tipo de situação pode acontecer quando o tecido é feito com fibras naturais como o algodão, lã ou linho.

Algumas malhas como moletons e jeans podem até encolher na primeira lavagem, mas com o uso acabam voltando ao normal. Outros tecidos como os que são feitos de materiais sintéticos como dry fit ou camisetas de100%  poliéster, são menos suscetíveis a alterações como essas. 

Neste artigo, a gente te explica porque as roupas podem encolher e ainda dá algumas dicas para que você evite se frustrar com suas novas camisetas. Confira!

Por que as roupas encolhem?

Sabemos o quanto pode ser frustrante ver aquela camiseta incrível, feita com fibras naturais, que você acabou de comprar encolhendo. Isso acontece porque, na hora da fabricação, as fibras desses materiais são esticadas para construir as malhas. Além disso, antes do tecido ser cortado acontece o que chamamos de enfesto, que é a operação pelo qual as malhas são esticadas em camadas, completamente planas e alinhadas para poder receber o corte. Essa etapa é muito importante para não acontecer distorções na hora de cortar. 

O que acontece quando a roupa é lavada, é que a água faz com que as fibras voltem ao seu estado original. Porém, há outras situações que acabam encolhendo as peças, como temperaturas muito altas de secadoras ou até mesmo em lavagem com água quente. 

Quais são os tecidos que encolhem?

Uma regra de ouro para evitar decepções na hora de lavar a sua camiseta é saber que toda roupa feita com malha natural sempre tende a encolher. Algumas podem ir encolhendo aos poucos a cada lavagem e outras podem encolher bastante logo na primeira. Portanto, ao comprar uma camiseta feita de algodão, lã, linho e alguns tecidos feitos a base de celulose, esteja consciente de que pode acontecer esse encolhimento. 

Na Dimona, o encolhimento também pode acontecer, uma vez que trabalhamos também com esse tipo de material em nossos produtos. Para que você saiba o que esperar dos nossos tecidos ao fazer as suas camisetas personalizadas ou moletons personalizados, vamos mostrar a taxa de encolhimento de cada uma das nossas linhas abaixo:

Linha Classic

Nossa Linha Classic é feita com 100% algodão. Você encontra camisetas unissex, regatas, moletons, camisetas baby long e camisetas infantis nessa linha. É uma ótima opção para campanhas empresariais e eventos promocionais. O percentual de encolhimento esperado pós-lavagem é de 3,7%.

Linha Quality

Os produtos da Linha Quality são feitos com 100% algodão, fio 30.1, ideal para quem busca qualidade e durabilidade. São ótimas opções para grande eventos, uso próprio e até revenda. Você encontra camisetas unisses, regatas, camisetas baby long, croppeds e camisetas infantis com percentual de encolhimento pós-lavagem de 3,5% nessa linha.

No caso dos moletons, não há encolhimento no pós-lavagem na linha Quality.

Linha Prime

A linha Prime é uma linha especial da Dimona, feita com 100% algodão, fio 30.1, que possui alguns diferenciais. Ela é uma malha lixada, pré-encolhida e amaciada, por isso que chega até você com aquele cheirinho de quem acabou de sair da lavanderia. Por passar por uma lavagem antes, sua porcentagem de encolhimento é menor, cerca de 1,7%.

Body Infantil

Na hora de fazer a personalização do body infantil, se atente à taxa de encolhimento para que o bebê tenha mais conforto e possa usar mais vezes a peça. O percentual de encolhimento pós-lavagem dos nossos bodies é de 3,5%

Camiseta Viscolycra

Camisetas viscolycras são ótimas para aqueles dias de calor e usá-las bem soltinhas deixa o look ainda mais fresco. Quando for personalizar a sua camiseta viscolycra, se atente ao tamanho, pois o percentual de encolhimento pós-lavagem pode chegar a 6%

Cãomiseta

Também é preciso se atentar ao look dos doguinhos, ainda mais para que eles possam brincar por aí de forma confortável. Na hora de fazer uma camiseta personalizada para o seu pet, tenha em mente que o encolhimento pós-lavagem pode chegar a 3,5%.

Camisetas e moletons que não encolhem

Na Dimona, também temos modelos de camisetas e moletons que não encolhem. Eles são as camisetas estonadas, dryfit, sublimáticas, polo, moletom com zíper e moletom tipo blusão.

Faça a sua camiseta personalizada ou moletom personalizado

Além de você já saber o que esperar das nossas camisetas e moletons na hora de lavar, você também consegue visualizar a sua estampa antes de ser aplicada no seu produto!

No Studio 3D da Dimona, você consegue visualizar a estampa e ainda fazer os ajustes necessários.  

Na própria plataforma, você também consegue criar estampas simples com frases e mudar a fonte das letras.

Confira o passo a passo de como criar sua camiseta personalizada ou moletom pelo Studio 3D:

  1. Escolha do produto que quer personalizar clicando aqui;
  2. Selecione a cor, tamanho e clique em PERSONALIZAR;
  3. Faça o upload da arte.

ATENÇÃO! 

A resolução da sua imagem é crucial para que o resultado da impressão tenha a melhor definição. Confira sempre a qualidade da sua arte e busque arquivos em alta definição, com 300 dpi’s. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s