Brindes para clientes: dicas de como elaborar

Todo mundo adora ganhar um mimo! E empresas que apostam em brindes personalizados para clientes, ganham o coração do público. Afinal, imagina você comprar um produto e chegar com ele mais do que se esperava?! Isso gera uma surpresa boa, pois as expectativas não eram de receber mais do que foi comprado.

Hoje em dia, com um mercado cada vez mais competitivo, empresas que entregam mais do que esperado são aquelas com mais chances de fidelizar o público. Muitas vezes, o consumidor chega a se importar mais com o brinde personalizado do que com a própria compra.

Além de um ótimo atendimento em todos os processos de comprar, acrescentar mais uma experiência no seu negócio pode fazer sua marca se destacar ainda mais. Abaixo, você conhece mais sobre essa estratégia e algumas dicas para usar no seu negócio. Confira!

Como brindes personalizados podem alavancar seu negócio

Não importa o tipo de produto ou serviço que você oferece, inserir brindes personalizados ajuda a se aproximar do seu cliente. Se você trabalha apenas no E-commerce, é uma estratégia ainda mais interessante, pois mostra uma preocupação e um carinho com o seu consumidor. Além disso, é uma forma de agradecer pela preferência. 

Os brindes personalizados ainda têm mais uma vantagem: além da aproximação com o cliente, é uma forma de divulgar a sua marca. 

Por exemplo, muitos consumidores, quando recebem algum mimo, adoram postar sua experiência nas redes sociais. Isso gera um marketing simples e orgânico para o seu negócio. Como ela é próxima de várias outras pessoas que a seguem, essas pessoas vão receber a avaliação dela sobre o seu negócio. Dessa forma, quanto melhor for a avaliação, mais chances têm de impactar as outras pessoas.

3 formas de usar brindes personalizados para fidelizar clientes

1 – Datas comemorativas

Dar brindes em datas comemorativas é uma ótima estratégia para se aproximar dos clientes. Por exemplo, se for Natal e você oferecer um brinde com a compra, seu cliente vai sentir como se tivesse ganhado um presente da sua marca. Essa experiência fica marcada no consumidor, pois é uma forma de demonstrar carinho e atenção.

Além das datas comemorativas, uma forma de inserir os brindes é em algum momento histórico. Por exemplo, com a pandemia, uma forma de mostrar que a sua marca estava próxima, mesmo longe, era enviar brindes com algum tipo de mensagem nesse momento delicado. Podem ser camisetas personalizadas, canecas personalizadas, ecobags até mesmo bonés personalizados.

Uma dica também é enviar algum brinde personalizado se a compra for feita perto do aniversário do cliente. Quando o consumidor faz um cadastro no seu E-commerce, por exemplo, ele precisa colocar a data de nascimento. Criar um sistema que identifique a data da compra com a aproximação do aniversário gera uma experiência ainda mais incrível, pois é uma forma de demonstrar que se importa com aqueles que compram de você.

2 – Compras acima de um valor específico

Oferecer brindes personalizados acima de um determinado valor é uma ótima opção também. 

Por exemplo, você pode fazer uma ação específica em que todas as pessoas que fizerem uma compra acima de R$ 200 em um determinado período, irão ganhar uma caneca personalizada exclusiva. O consumidor, além de se sentir especial, vai entender que esse brinde é único e apenas algumas terão. Esse tipo de estratégia é uma ótima saída para aumentar o ticket médio do seu negócio.

Uma dica é oferecer brindes personalizados diferentes em cada ação, você pode criar uma coleção desses produtos e incentivar seus clientes a fazerem coleção. Aposte em produtos personalizados que façam sentido com a sua persona e que também sejam úteis para ela.

3 – Um atendimento personalizado pode ser um brinde também

Além dos produtos físicos, você pode investir não só em um bom atendimento, mas também em atendimentos personalizados. Por exemplo, ter um atendimento atencioso, rápido e focado naquele consumidor é uma das melhores formas de fidelizar o cliente. Para isso, ter uma equipe bem preparada e motivada para lidar com o público é muito importante. Lembre-se que seu consumidor quer sentir que as necessidades dele estão sendo atendidas.

Uma atitude simples e que é muito positiva é mandar e-mail ou mensagem pelo Whatsapp desejando feliz aniversário. Mesmo que o cliente não tenha comprado perto do dia do aniversário, enviar um “parabéns” mostra que você lembrou dele e pode criar uma ótima conexão.

Conheça a empresa de dados que tem fãs por conta de seus produtos personalizados

Gustavo Esteves, fundador da Métricas Boss e do Ecommerce Pro, conseguiu transformar clientes em fãs das suas marcas de forma simples: com produtos personalizados.

Aproveitando todo o potencial dos produtos personalizados, Gustavo transformou um mercado que é aparentemente chato, em algo divertido. Tudo isso com criatividade e tornando a experiência do público cada vez mais agradável.

Apesar da internet aproximar as pessoas, existe uma barreira física da distância. Para melhorar ainda mais a conexão com o público, ter objetos físicos, por exemplo, em cursos on-line, faz a marca estreitar laços com as pessoas.

E foi exatamente isso que Gustavo conseguiu fazer!
Confira tudo no nosso artigo Como os Produtos Personalizados Transformaram uma Marca de Dados em algo Divertido.

E aí, tá esperando o que pra turbinar seu negócio com produtos personalizados?

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