Como tirar foto de produtos para vender no seu E-commerce

É provável que você já tenha encontrado algum site com imagens estranhas dos produtos e ficado com medo de comprar, não é?! 

A internet é muito visual e, mesmo que você tenha uma loja virtual bonita, com um bom layout e tudo bem escrito, se as fotos da vitrine não estiverem legais, é possível perder muitos clientes…

Como no mundo on-line as pessoas não podem tocar nos produtos e nem experimentá-los, é preciso abusar de boas imagens para que o público consiga ter uma noção do item que tem interesse. E, para isso, não basta apenas tirar fotos, é preciso saber como arrumar o produto de forma que o cliente consiga ver da melhor maneira possível.

Mesmo que você não seja um fotógrafo(a) profissional, há muitas formas de fazer boas imagens até mesmo com o celular!

Neste artigo, a gente te dá algumas dicas de como tirar boas fotos de produtos para a vitrine do seu E-commerce, seja para a sua loja on-line, marketplaces, Instagram ou outras redes sociais. Confira!

O que planejar antes de começar a fazer as fotos dos produtos

1 – Faça um planejamento

Antes de começar a tirar fotos, é preciso se planejar para que tudo esteja alinhado. 

  • Conheça e entenda bem o seu público-alvo

É a partir do seu público que você vai conseguir se guiar, portanto é muito importante que você entenda tudo sobre ele. 

Por exemplo, se o seu público é skatista, um local que não pode faltar na hora de tirar fotos é uma pista de skate. Se o seu público tem uma energia mais voltada para o campo, para o interior, um local com muito verde e móveis rústicos é uma boa opção na hora de montar os cenários. 

Entender o seu público é entender quais são os cenários que ele mais se identifica.

  • Escolha os cenários e suportes

Como dissemos acima, é a partir do seu público que você vai conseguir traçar os cenários e os suportes para montar a imagem.

Algumas ideias de suportes indispensáveis para camisetas e moletons são manequins, cabides e até mesmo modelos. Caso você não consiga manequins, tudo bem, usar cabides é uma ótima opção. Inclua também modelos em suas fotos, pois quando um cliente em potencial se depara com uma outra pessoa na imagem, usando o produto que ela tem interesse, cria-se uma identificação e as chances de compra aumentam.

Lembre-se que os modelos devem fazer sentido com o seu público-alvo. Por exemplo, se o seu público é mais voltado para o público gamer, talvez eles não se identifiquem com pessoas que pareçam surfistas. Por isso, é importante definir bem o tipo de pessoa que você quer atingir e saber com quem elas se identificam.

Outros suportes que você pode usar são mesas, lençóis e tapetes. Escolha lugares que criem uma identidade visual para o seu negócio. Apostar composições de produtos como camisas, calças, gorros e relógio (dependendo do seu público e do seu negócio) pode deixar a imagem bem interessante.

  • Faça um cronograma

Caso ainda não tenha seus produtos, busque saber quando o seu fornecedor irá te enviar. Dessa forma, você pode começar a planejar um cronograma. Nesse cronograma, inclua quanto tempo você precisará para tirar as fotos de todos os seus produtos e ainda editá-las.

Para anunciar produtos novos, como uma nova coleção, por exemplo, é importante que tudo esteja alinhado. Isso porque, se a sua coleção for sazonal e tudo ficar pronto só depois da temporada, a novidade não fará mais sentido. 

Se planejar bem, entender o tempo que demora cada etapa e se prevenir de imprevistos é essencial. 

2 – Tenha uma câmera e alguns acessórios

Não é preciso ter uma câmera profissional para fazer suas fotos, você pode fazer com um smartphone com resolução a partir de 13 MP, por exemplo.

Caso queria comprar uma câmera, o ideal é que seja DSLR (câmera com um sistema mecânico de espelhos), tenha uma abertura (entrada para luz) acima de f/11 e um ISO (sensor de luz) entre 600 e 640.

Alguns acessórios que você pode precisar são:

  • Tripé para apoiar o smartphone ou câmera
  • Tecido branco para fazer o fundo dos produtos
  • Alguma luminária para melhorar a luz da imagem. Dependendo da luz da luminária, pode ser que a sua foto fique estourada. Para isso, você pode adaptar a iluminação para não ficar tão em cima do produto ou usar algo como o papel manteiga para diminuir a luminosidade. Caso queira, você pode comprar uma softbox

3 – Mantenha um padrão estético e uma identidade visual organizada

Mesmo que você esteja em um mesmo ambiente, lembre-se de manter um padrão estético que seu público se conecte. Não deixe de criar uma identidade visual para o seu negócio, pois quanto mais único o seu negócio for, mais irá ficar na mente do consumidor.

4 – Não esqueça de uma boa iluminação

Mesmo que você não tenha softbox, você pode usar a iluminação ambiente – o que fica ainda mais natural. Escolha um dia que faça bastante sol e que seja bem iluminado para tirar as fotos. Fotos com uma luz estourada ou com pouca iluminação acabam com o desejo do cliente de comprar o produto.

5 – Ângulos são importantes

Muitas imagens chamam mais atenção por conta do ângulo que foram tiradas e explorar os ângulos dos seus produtos é essencial. Por exemplo, se o produto tiver detalhes, ter fotos que mostram nitidamente como eles são, dá uma noção ainda melhor do item para o cliente. 

Mostrar algum detalhe no desenho da estampa de uma camiseta, como a definição, ou a cor da arte estampada, é algo a se levar em conta. Às vezes, quando um desenho está apenas no computador, as cores podem parecer de um jeito e, no produto, de outro. Usar as fotos dos produtos, focando em detalhes seus peculiaridades é importante.

Uma dica importante é posicionar a câmera de um jeito que você mude apenas a posição do produto. Isso ajuda a manter a identidade visual, pois o resto do cenário está igual.

Nada impede que você explore os ângulos mudando a câmera de lugar, mas tenha cuidado para não perder a identidade.

6 – Edite as fotos

Já reparou que muitas vezes as fotos não são fiéis às cores dos produtos que vemos com nossos próprios olhos? 

É por isso que editar as fotos é um passo importante, é nessa hora que a imagem ganha mais vida. Editar as fotos também evita muito que seu cliente se frustre quando o produto chegar. Mas tenha cuidado na hora de mexer nas cores para não exagerar e ficar muito diferente da realidade – ou até falso.

Além das cores, recortar as imagens de forma padronizada também é importante para a identidade visual. Evite colocar fotos com muitas diferenças de tamanhos variados.

Dica: ao editar e padronizar suas imagens, crie um arquivo com o passo a passo, como se fosse um manual, para que a sua equipe possa aplicá-los de forma correta.

Para editar suas fotos, você pode usar o Photoshop, Adobe Lightroom, Adobe Spark ou um editor on-line como o Fotor.

Como postar as fotos dos produtos nos canais do seu E-commerce

Com as imagens prontas para serem postadas, você precisa se atentar para algumas peculiaridades de cada canal. Por exemplo, se você postar as fotos na loja virtual, coloque todas as imagens que estiverem prontas de cada produto de uma vez. Acrescentar aos poucos as imagens pode não ser interessante quando se trata de site, porque o consumidor que entrar pode achar o E-commerce amador e não se sentir seguro para comprar.

Por outro lado, se você for publicar nas redes sociais como o Instagram, não é interessante fazer muitas publicações de uma vez só. O máximo que pode ser feito é criar um carrossel com as imagens de um mesmo produto ou até mesmo do seu catálogo para não publicar tudo em posts diferentes. Porém, é recomendado que você faça as postagens aos poucos para o Instagram entregar para o público. Entenda quais são os melhores horários e dias para postar no perfil da sua marca para aproveitar ao máximo. Vale também investir em anúncios nessas plataformas.

Um dica para as redes sociais é não colocar apenas fotos de produtos, criar conteúdo que agregue valor é essencial para se aproximar do seu público. Você pode fazer conteúdos sobre os bastidores do seu negócio e até falar sobre algumas curiosidades sobre o seu nicho. Quanto mais trouxer informações interessantes, que seu público se identifique, melhor.

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