Dropshipping: futuro das vendas on-line no Brasil

Muita gente ainda não acredita que o Dropshipping é o futuro do mercado… Mas é só olhar para o resto do mundo para perceber que além de funcionar, já é um grande sucesso por diversos motivos.

Aqui no Brasil, apesar do dropshipping existir há algum tempo, ainda não chegou nem perto do potencial que tem.

Para se ter uma ideia, de acordo com os dados do Mapa Empreender, em média, são feitas 2 milhões de vendas no modelo dropshipping em 24 horas no Brasil. Parece bastante, certo?

Mas esse número chega a ser irrisório se comparado com a quantidade de pessoas que existem no país, nas mudanças do perfil do consumidor no último ano e no fato do dropshipping por aqui ainda ser um modelo em crescimento. 

E não são só produtos normais que fazem sucesso com esse modelo de negócio, os produtos personalizados estão ganhando cada vez mais destaque. Isso porque, como a personalização é direcionada, muitas vezes uma marca fica com estoque parado por não vender determinada arte, por exemplo.

Quem já está de olho no dropshipping já percebeu seu potencial e quem está pensando em criar um negócio nesse modelo, tem grandes chances de pegar uma fatia boa desse mercado desde já.

No artigo abaixo, você confere mais sobre o assunto e como criar um negócio do zero com produtos personalizados por meio do dropshipping.

O que é o Dropshipping? 

O dropshipping é um modelo de negócio que permite a integração automática entre e-commerces e fábricas. Nessa integração, os pedidos feitos em uma loja on-line são recebidos pelo fabricantes, onde são produzidos, processados e entregues diretamente para o cliente, sem a necessidade do lojista ter estoque ou se preocupar com logística. Dessa forma, é possível focar em outras áreas do negócio e expandir.

Esse modelo funciona em diversos países como, por exemplo, nos Estados Unidos, Portugal, Inglaterra, Alemanha… Aqui no Brasil, apesar de muitas empresas trabalharem com o dropshipping, ele ainda não é tão popular quanto parece e é um mercado com um grande potencial. 

E, principalmente, quando se trata de dropshipping com fabricação local…

E o que seria o dropshipping com fabricação local?

Quando se fala em dropshipping, muitas pessoas associam a e-commerces que vendem produtos diretamente de fabricantes internacionais, principalmente chineses. Mas esse tipo de modelo tem se modificado e essa integração, ao invés de ocorrer com fornecedores de outros países, começa a acontecer com fábricas locais. 

Essas fábricas locais fazem integração com os lojistas brasileiros, recebem os pedidos dos clientes desses e-commerces, fabricam e entregam diretamente para o consumidor final. Dessa forma, não é necessário fazer nenhum tipo de importação e ainda movimenta o mercado nacional.

Qual é o potencial de mercado de Dropshipping?

Muitos ainda não acreditam no potencial desse modelo de negócio e foi pensando nisso que a Empreender, maior empresa do Brasil de soluções para dropshipping,  criou o Mapa Empreender

“A gente queria mostrar, por meio de dados, o que é o dropshipping. Se ele funciona realmente, se ele não funciona… Provar que existem pessoas vendendo, que o modelo de negócio é validado e dá certo. Então, para fazer isso, criamos o Mapa”, comenta Bruno Brito, fundador da Empreender.

Nesse mapa, você acompanha em tempo REAL as vendas feitas em algumas plataformas que trabalham com dropshipping no Brasil. Assim, você pode visualizar o crescimento do dropshipping no país e se espantar com a quantidade de vendas que são feitas a cada segundo.

Apesar de parecer que essas vendas são enormes – e são! -, o país ainda engatinha nesse modelo e tem um potencial enorme. 

Quem estiver projetando o dropshipping como modelo de negócio agora, já está adiantando o futuro. Isso porque é certo que o dropshipping vai bombar no Brasil, assim como já é um sucesso lá fora. 

“É algo validado lá fora. É aquela velha história: já aconteceu fora do Brasil e vai acontecer aqui, resta saber quando”, enfatiza Bruno.

Além de ser certo que o dropshipping vai chegar com tudo no país, é possível pensar no tamanho do mercado brasileiro com 200 milhões de pessoas. Fora isso, por conta da pandemia, o perfil do consumidor tem mudado e muitos novos compraram pela primeira vez na internet.

De acordo com uma pesquisa feita pela Ebit l Nielsen, realizada no quarto trimestre de 2020 com consumidores que compraram online, indicou que 95% dos entrevistados  pretendem continuar comprando pela internet.

Ou seja, as compras on-line têm crescido ano após ano e é um mercado com grande potencial.

Dropshipping de produtos personalizados: como funciona

Já deu para entender que o modelo de dropshipping é o futuro, certo?

Mas já pensou em não só vender apenas produtos por meio do dropshipping, mas vender produtos PERSONALIZADOS?

Em um primeiro momento pode ser até um pouco difícil imaginar como essa personalização seria possível, uma vez que é uma fabricação mais direcionada. Mas já é possível trabalhar com produtos personalizados no dropshipping.

Vamos te explicar…

Imagina produzir uma camiseta personalizada sob demanda, apenas depois que fizer a venda? 

Foi pensando em tornar essa questão mais simples que a solução Dropsimples, o dropshipping de produtos personalizados da Dimona, nasceu! 

O Dropsimples  é a solução de dropshipping de camisetas e acessórios com produção local, que abre novas possibilidades para que as marcas de camisas desenvolvam suas estampas e vendam sob demanda.

Isso significa não ter que se preocupar com estoque ou logística. 

Funciona assim: o sistema do Dropsimples é integrado com as principais plataformas de loja virtual que captam os pedidos dos seus clientes.

Esses pedidos são enviados diretamente para a fábrica conforme a venda, onde são impressas sob demanda e despachadas diretamente ao cliente final.

Por exemplo, quando um cliente compra, nossa fábrica recebe o pedido, transforma a arte em uma estampa de camiseta e envia para o consumidor final. Dessa forma, aquela dor de cabeça com estoque e logística não existe mais. Isso porque, se as camisetas de tamanho M não venderem tanto quanto o esperado, tudo bem! 

Você não vai se preocupar com o estoque parado e ficar pensando em como fazer a liquidação para não sair no prejuízo.

Por outro lado, se as camisas de tamanho P venderem muito mais do que o esperado, você só tem a lucrar…

Incrível, né?

Além da marca de camisetas não precisar se preocupar com vários processos, as estampas são feitas com a técnica mais sustentável do mercado, que usa tintas biodegradáveis e com alta qualidade.

Isso porque conta com a tecnologia de impressão mais avançada do mundo: a Silk Digital HD!

Fora isso, você pode ampliar o seu negócio para os Estados Unidos sem se preocupar com exportação e importação, uma vez que o Dropsimples possui uma estrutura fabril própria lá na Flórida.

Ou seja, a produção é local.

Algumas perspectivas de mercado com produtos personalizados que Bruno aponta, além da venda dos acessórios para um público em geral, são a de marcas darem aos funcionários kits de boas vindas; ou até marcas criarem uma loja on-line para vender produtos personalizados da empresa ou até mesmo dar esses produtos personalizados de brinde para novos cliente. Esse tipo de dinâmica aproxima as pessoas das marcas.

“Outra persona: um youtuber. Po, não é muito legal ter uma camiseta do canal e vender para o público essa camiseta? Então, eu acho que quando a gente fala em produção sob demanda, a gente tem que pensar muito também em fortalecimento de imagem de marcas”, explica.

E esse movimento já está acontecendo lá fora…

Muitos canais do Youtube nos Estados Unidos, por exemplo, já possuem lojas virtuais dentro do próprio espaço na plataforma para vender seus produtos personalizados. Esse tipo de demanda é muito grande entre os consumidores, pois as pessoas querem se aproximar de alguma forma dos influenciadores que gostam.

Esses canais se tornaram marcas e estão aproveitando um mercado muito promissor. O melhor de tudo isso é que eles não possuem um estoque ou precisam se preocupar com a logística. Tudo acontece por meio do dropshipping. Dessa forma, conseguem ter ainda mais tempo para criar produtos com estampas mais elaboradas e divertidas para o público.

Conheça a Montink: a plataforma que te ajuda a criar uma loja virtual do zero e que te conecta ao Dropsimples

A Montink é uma plataforma brasileira fundada por Ramiro Neto e que tem possibilitado que diversas marcas de camisetas sejam criadas com um suporte totalmente diferenciado e descomplicado desde 2014.

A plataforma está integrada com a solução Dropsimples da Dimona, que cuida da produção e da logística de entrega das camisetas e acessórios vendidos nas lojas virtuais.

O Mapa Empreender é um dos sócios da empresa e tem acesso aos dados de vendas da plataforma da Montink. 

“Quando um lojista Montink faz uma venda, essa venda também irá aparecer no Mapa Empreender. Como todos os produtos estão ligados temos um dado mais preciso do mercado de dropshipping no Brasil”, conta Andreas Piekarz (sócio Empreender/Montink)

Se você está iniciando seu negócio de camisas personalizadas ou está pensando em investir nesse ramo, a Montink é a plataforma ideal para você. Com a Montink, você pode criar sua loja virtual de forma prática, sem se preocupar em ter um CNPJ, captar pedidos, emitir nota fiscal…

Você só paga uma mensalidade e tem hospedagem e manutenção da sua loja on-line, além de um suporte para seus clientes. Ou seja, é a Montink que vai resolver aqueles problemas do seu consumidor, como a troca e devolução de produtos, por exemplo.

Assim, qualquer pessoa consegue ter um e-commerce de produtos personalizados e feitos sob demanda de uma forma simples. Em menos de 10 minutos, você consegue montar sua loja virtual e começar a vender seus produtos personalizados. Depois, é só criar suas estampas e divulgá-las.
Está procurando uma plataforma que integre seu e-commerce com todo esse suporte da Montink? Clique aqui e conheça!

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