Produtos personalizados: história e importância

Você já parou para pensar desde quando eles existem e como foram adaptados em um mundo industrializado?

Bem antigamente, as roupas personalizadas eram feitas para o alto clero e para a aristocracia. Ou seja, a maior parte da população não tinha itens personalizados, tudo era padronizado, pois o que importava era a utilidade e não a expressão individual de cada um.

Os tempos mudaram e hoje é possível criar produtos personalizados para que todo mundo expresse suas ideias, opiniões e gostos…

Mas quando eles surgiram?

A gente te conta um pouco sobre essa história abaixo. Confira!

Como surgiram os produtos personalizados?

Há indícios de que os primeiros produtos personalizados surgiram no século XIX, com a distribuição de calendários personalizados em algumas empresas. E é possível dizer que esses produtos surgiram com a necessidade de agradar e se aproximar do público.

Mas, se tratando de marketing, uma ocasião foi primordial na criação dos brindes personalizados. Nas eleições de George Washington, em 1798, nos Estados Unidos, foram distribuídos bottons como uma forma de propagar a imagem do candidato. A partir dessa ação, os produtos personalizados passaram a ganhar ainda mais importância no mercado.

Por exemplo, Jasper Meeks, considerado o precursor da indústria de brindes, aconselhou uma livraria a produzir sacolas com a logomarca da empresa e seu contato. Dessa forma, o cliente saia com um produto comprado na livraria, além da lembrança do lugar, e ainda fazia propaganda do local.

Essa foi uma das sacadas geniais da época e que é usada até hoje nas empresas. 

Henry Beach percebeu que havia uma oportunidade nesse mercado e aproveitou para inovar ainda mais: começou a fazer impressões de logomarcas em diversos outros materiais, como cartões, bonés, calendários e outros produtos. 

Em 1904, surgiu então a  Associação de Produtos Promocionais, que contava então com 12 fabricantes de produtos personalizados e hoje possui cerca de 11 mil membros ao redor do mundo.

Nos anos 70,  os produtos personalizados ganharam ainda mais destaque no mercado corporativo. Ao perceber o quanto era importante promover a identidade visual, as empresas apostaram em brindes e produtos personalizados para o público. Nessa época, o design teve grande crescimento.

Apesar da grande procura, os produtos disponíveis eram limitados. Mas, a partir da década de 1980, novos produtos passaram a fazer parte do catálogo de brindes e produtos personalizados.

Como funciona a produção de produtos personalizados?

O primeiro passo para se fazer um produto personalizado é claro qual é o objetivo dele. É para distribuir para clientes e criar um vínculo mais próximo? É para melhorar a cultura interna da empresa? É para chamar a atenção de alguma ação específica?

Depois que se tem claro o objetivo, é preciso pensar em quais produtos podem fazer mais sentido. Por exemplo, caso seja para melhorar a cultura interna da empresa, uma caneca pode ser interessante, já que muitas pessoas gostam de ter sua própria caneca para tomar um café na pausa do trabalho.

Assim que tiver essas duas etapas prontas, é hora de ir atrás dos produtos e da personalização.

Por exemplo, caso escolha uma camiseta personalizada para realizar uma ação de marketing específica, talvez uma camiseta mais básica seja o ideal. Na Dimona, temos a linha Classic que é ideal para esse tipo de promoção, pois tem o melhor custo-benefício.

Leia também: Como Diferenciar os Tipos de Malhas das Camisas.

Assim que for escolhido o produto, é preciso pensar em qual técnica é a ideal e que tenha qualidade e bom preço para o seu objetivo. 

Se estiver em dúvida sobre técnicas de estamparia, você pode ler nosso artigo Diferenciando as Técnicas de Estamparia da Dimona ou entrar em contato com nossa Central de Atendimento através do e-mail atendimento@camisadimona.com.br ou pelos números (21) 2109-3661 / (21) 97414-2645 (WhatsApp).

Depois que todas as dúvidas forem sanadas, é só produzir e distribuir os produtos personalizados!

Ideias de produtos personalizados para sua empresa

Além de usar produtos personalizados para distribuir para o público, distribuir para os funcionários é uma ótima estratégia. Sejam copos, canecas, canetas, blocos de anotação, camisetas e até mochilas, todos os produtos personalizados são bem-vindos quando se trata de marketing e fortalecimento da marca.

Abaixo, você confere alguns produtos personalizados que você encontra aqui na Dimona:

  • Ecobags personalizadas: é uma opção maravilhosa para brindes personalizados. Além de útil, é um presente sustentável e charmoso que pode ser usado no dia a dia, ajudando na divulgação da marca. 
  • Bonés personalizados: fazer bonés personalizados para sua empresa pode engajar ainda mais a sua equipe e quanto mais bonito for a estampa, mais motivadas as pessoas ficam para usar em qualquer ocasião. Além disso, é uma ótima opção de brindes personalizados para dar a clientes.
  • Canecas personalizadas: é um dos produtos mais úteis que uma pessoa pode ganhar. Ela pode servir tanto para beber algo quanto para enfeitar uma mesa e servir como porta-canetas. Personalizar uma caneca e distribuir como brinde sempre é uma boa opção. Você pode conferir mais sobre personalização de canecas no artigo Como Fazer uma Caneca Personalizada.
  • Camisas personalizadas: são itens que nunca saem de moda e possuem grande potencial na hora da divulgação da marca ou até mesmo de uma ação da empresa. Andar com uma camisa personalizada atrai olhares e tem grande potencial na hora de fortalecer a imagem da marca. 

Além de fortalecer a imagem da marca, os produtos personalizados são ótimos para transformar clientes em fãs. 

E o Gustavo Esteves,fundador do Métricas Boss e Ecommerce Pro, sabe bem disso…

Tanto é que transformou suas empresas que, em um primeiro momento, pode-se pensar que são sobre assuntos não tão legais para as pessoas, em um caso de sucesso com produtos personalizados criativos e que falam a língua do seu público.

Confira nossa conversa com ele aqui e se inspire!

Faça um teste e veja como seus produtos personalizados ficarão

Para tornar a sua ideia mais real, a Dimona pode te ajudar!

No Studio 3D da Dimona, você consegue visualizar como seus produtos personalizados ficarão sob todos os ângulos. Também é possível escolher as cores do produto, fazer o upload da arte e até mesmo criar uma estampa do zero, com as frases que desejar. 

Caso prefira enviar sua arte e contar com o auxílio dos nossos consultores de personalização, a central de atendimento é a melhor opção. A central está disponível para passar valores e informações através do e-mail atendimento@camisadimona.com.br ou pelos números (21) 2109-3661 / (21) 97414-2645 (WhatsApp).

Você também pode ir até uma das lojas físicas no Rio de Janeiro:

CENTRO I

Rua Senhor dos Passos, 228 – Centro – Rio de Janeiro – RJ

CENTRO II

Rua Senhor dos Passos, 228 – Centro – Rio de Janeiro – RJ

BARRA DA TIJUCA

Av. Airton Senna, 5500 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ

COPACABANA

Rua Figueiredo de Magalhães, 285 – Copacabana – Rio de Janeiro – RJ

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