Como os produtos personalizados transformaram uma marca de dados em algo divertido

Um dos maiores desafios de uma marca é se destacar de seus concorrentes e chamar a atenção do consumidor. E, independente do nicho da empresa, é preciso conhecer bem o público-alvo para conseguir falar a mesma língua e se aproximar dos cliente potenciais. 

Mesmo com tantos desafios e formas de fazer com que uma marca seja vista, uma coisa é inegável: produtos personalizados são ótimos na hora de da divulgação e fortalecimento da imagem da empresa.

E o Gustavo Esteves, fundador da Métricas Boss e do Ecommerce Pro, sabe bem disso!

Aproveitando todo o potencial dos produtos personalizados, Gustavo transformou um mercado que é aparentemente chato, em algo divertido. Assim, conquistou não só clientes, mas fãs das marcas.

Nós conversamos com ele para saber sobre suas histórias.E olha que tem ótimas histórias!

Confira abaixo e se inspire!

A primeira experiência: camisas personalizadas com tema de zumbi

Gustavo é um apaixonado por camisas personalizadas e acredita que a roupa expressa a personalidade de quem a usa. Ele conta que tanto na vida profissional quanto na pessoal, só usa apenas 4 tipos de camisas que mostram muito sobre quem ele é: básicas sem estampa, com estampas do Rio de Janeiro, com estampas da Métricas Boss ou com estampas da Ecommerce Pro.

Sua primeira experiência na criação de camisetas personalizadas foi quando o tema Zumbi estava em alta com a série The Walking Dead e filmes sobre o tema. Ele e um amigo resolveram investir em camisas com estampas de zumbi para vender na internet. Os dois entraram nessa empreitada e criaram a marca de camisas focadas em zumbis diferenciados, com personagens famosos em forma de zumbis, por exemplo. Na hora do almoço, eles iam até a Dimona do Centro para estampar as encomendas e despachar nos Correios que fica em frente à loja.

Mas esse foi só o começo de sua história com produtos personalizados…

Como os produtos personalizados foram adaptados às empresas

A Métricas Boss é uma consultoria de Analytics que existe há 7 anos. Inicialmente, era um blog sobre Analytics e, poucos meses depois, acabou se tornando uma consultoria. Hoje, é o maior portal sobre o assunto na América Latina, uma das maiores referências sobre o assunto no Brasil e ainda o primeiro podcast sobre o tema no mundo. Já o Ecommerce Pro, é a parte de capacitação e profissionalização do Ecommerce na Prática, com cursos de formação de Consultores de Ecommerce e de gestores. 

Uma das histórias que Gustavo conta é sobre uma ação que fazia durante os cursos presenciais do Métricas Boss. Sempre era feito um quiz sobre a aula passada para os alunos e quem ganhasse, levava um prêmio: uma caneca personalizada escrito “Campeão do quiz de Analytics”. O produto era bem exclusivo, só para os ganhadores e os alunos ficavam ansiosos para ganhá-la. 

“Brincadeiras à parte, eu ficava sacaneando as pessoas e falava ‘se você for para uma entrevista de emprego, leva a caneca porque isso já é lenda urbana’. Eu já dei aula pra tanta gente, que com certeza talvez um chefe que vai fazer a entrevista pode ter sido meu aluno que não ganhou caneca e vai olhar e falar assim ‘poxa, você sabe, ein. Ganhou essa caneca, é porque manda’”, comenta Gustavo.

Usar a criatividade para personalizar os produtos que falassem a língua dos alunos foi uma grande sacada e criou o senso de comunidade nas empresas. 

Esses produtos personalizados começaram a ser introduzidos nas empresas a partir de três momentos que pareciam ideais e que foram importantes na hora de validar se seriam boas oportunidades.

“O primeiro momento foi tentando fazer um exercício de empatia. Eu trabalhava com marcas de moda, eu achava muita sacanagem chegar na reunião daquela marca, usando a camisa de outra marca. Para mim, era uma falta de respeito minha. 

O segundo é por achar que camisas personalizadas expressão opinião, expressão personalidade e quebra o gelo. Talvez, em uma reunião com pessoas que você não conhece, chegar com uma camisa ‘tal’, as pessoas vão rir. Eu já fui para bares com camisas com determinadas estampas. As pessoas apontaram e falaram alguma coisa, acabou quebrando o gelo para conversar elas.

Terceiro momento é por ser um ‘totem’ humano. Eu queria ser um totem humano. Onde eu estivesse, queria estar com a minha marca estampada. E, brincadeiras à parte, quando você vai a um evento com uma camisa, você não precisa nem ter um stand, você já está passando a mensagem para as pessoas o tempo todo só por estar com a camisa”, conta Gustavo.

O poder de usar produtos personalizados da empresa e atrair clientes

Ele comenta que em diversos fóruns que participou, acabou fechando clientes só por estar com a camisa personalizada da empresa. 

“Já aconteceu de eu ir para fóruns de Ecommerce, da gente não ter stand e ver vários stands com executivos de terno, mulheres de vestido. E a nossa tropa com 15 cabeças da Ecommerce PRO e Métricas andando pelo evento com a camisa da empresa. Eu já fechei cliente assim, mesmo sem ter stand em fórum”, acrescenta.

Além de chamar atenção em fóruns e criar maior proximidade com o seu mercado, Gustavo contou que usar os produtos personalizados no dia a dia já chamou atenção de pessoas que viraram clientes.

“Já teve uma situação de eu estar com a camisa em um coworking, onde fui dar uma aula para os alunos. Quando acabou a aula, entrei no elevador e duas pessoas entraram comigo, olharam a minha camisa que estava escrito ‘WebAnalytics é mais que um gráfico bonitinho’ e riram. Depois, falaram para mim ‘muito irado, você trabalha com isso?’ e eu disse que tinha uma empresa sobre Analytics. Troquei o cartão com a pessoa e a pessoa virou meu cliente. Ou seja, camisa personalizada é um investimento, pode trazer clientes futuros ou, no mínimo, leads”, afirma.

No meio do empreendedorismo, há pessoas que optam por usar camisas básicas toda preta, por ser mais prático, só puxar qualquer uma e vestir. Apesar de concordar com essa lógica, Gustavo tem uma  visão um pouco diferente sobre o assunto.

“Eu faço a mesma coisa, eu só puxo a camisa, mas eu sempre vou estar com a minha estampa ali. Eu não tenho o que pensar, vou puxar uma e vestir, mas ela vai estar passando alguma mensagem”, afirma.

De clientes à fãs da marca com produtos personalizados da empresa

Além de atrair clientes, as pessoas acabaram se tornando fãs da marca por conta das estampas engraçadas que fazem todo o sentido para quem é do meio. 

O senso de comunidade te afasta de seguidores e te aproxima de fãs. Se a gente não tivesse produtos personalizados nas empresas, a gente não teria essa cultura da galera estar próxima da gente, dessa cultura de uma estampa nossa, de uma caneca nossa, da galera querer ter porque é irado”, comenta. 

Caneca personalizada Metrica Boss, escrito "Web analytics é mais que um gráfico bonitinho"

Gustavo fala que em diversas ações, alguns brindes eram distribuídos e as pessoas ficavam ansiosas por ganhá-los , muito mais do que ganhar descontos. Tudo isso porque se tornou um produto exclusivo, algo que quem vive nesse nicho gostaria de ter.

“Essa proximidade com o mercado, com o nicho, acho que nunca aconteceria. A gente não teria esses “brandlovers”, a gente não teria essas pessoas que gostam da marca, se não tivesse os produtos personalizados”, acrescenta.

Confira alguns produtos que são ótimos para personalizar para sua empresa

Gustavo conta que camisas e canecas são os principais produtos personalizados usados para essas estratégias nas empresas. Mas além disso, um dos produtos que mais ganham destaque são algumas mochilas que são feitas em algumas ações.

Em um momento,o prêmio de ganhador do quiz feito com os alunos era uma mochila ao invés de canecas.

“Acho que a galera nunca estudou para fazer um quiz de aula como estudaram na época que tinha o presente da mochila. As pessoas estudavam para poder ganhar a mochila. Mas os produtos mais pedidos, disparadamente, são as canecas e camisas”, comenta. 

Assim como a mochila, outros produtos podem ser interessantes na hora de fazer brindes personalizados para sua empresa como Ecobags, bonés e até aventais, dependendo do seu nicho.

A personalização de produtos abre um leque de possibilidades para o seu negócio e é algo a ser pensado de forma estratégica. 

Se aproximar do público da sua empresa é muito importante e é gratificante ver clientes se tornando fãs da marca.

Para tornar a sua ideia mais real, a Dimona pode te ajudar!

No Studio 3D da Dimona, você consegue visualizar como seus produtos personalizados ficarão sob todos os ângulos. Também é possível escolher as cores do produto, fazer o upload da arte e até mesmo criar uma estampa do zero, com as frases que desejar. 

Caso prefira enviar sua arte e contar com o auxílio dos nossos consultores de personalização, a central de atendimento é a melhor opção. A central está disponível para passar valores e informações através do e-mail atendimento@camisadimona.com.br ou pelos números (21) 2109-3661 / (21) 97414-2645 (WhatsApp).

Você também pode ir até uma das lojas físicas no Rio de Janeiro:

CENTRO I

Rua Senhor dos Passos, 228 – Centro – Rio de Janeiro – RJ

CENTRO II

Rua Senhor dos Passos, 228 – Centro – Rio de Janeiro – RJ

BARRA DA TIJUCA

Av. Airton Senna, 5500 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ

COPACABANA

Rua Figueiredo de Magalhães, 285 – Copacabana – Rio de Janeiro – RJ

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