Silk Screen: Descubra tudo sobre essa técnica

Mesmo com o avanço da tecnologia e das impressoras digitais, o Silk Screen continua firme e forte. E, inclusive, possui grande força em alguns nichos do mercado de camisetas. 

O Silk Screen, também conhecido como serigrafia ou impressão a tela, é uma técnica de estamparia em que a impressão é feita com tinta à base de estêncil. Essa tinta penetra na tela e vaza, por meio de um puxador, estampando o tecido.

Atualmente, essas telas são feitas em poliéster ou nylon. Porém, na época em que a técnica foi desenvolvida, era feita em telas de seda e por isso leva o nome de serigrafia – do latim sericum (seda) e do grego graphia (escrever, gravar ou desenhar). 

Interessante, né? A Dimona também é cultura! rs

Todo o processo do Silk Screen, você confere abaixo!

Três imagens: na primeira, um homem está passando tinta amarela em uma tela de silk screen. Na segunda, tem uma camisa azul escrito "você cria". Na terceira, tem uma camisa azul escrito "a gente estampa"

Como funciona o processo da técnica Silk Screen

Uma tela, também conhecida como matriz serigráfica, é previamente preparada com o desenho para estampar. Se o desenho tiver várias cores, é preparado uma tela para cada cor. 

Por exemplo, na camisa abaixo, só há uma cor, o azul. Portanto, só uma tela é necessária.

Porém, nessa outra imagem abaixo, a estampa tem duas cores: vermelho e branco. Nesse caso, é preciso preparar duas telas, uma para cada cor.

Depois que as telas estão prontas, elas são colocadas na camisa e uma tinta é passada com um rodo ou puxador. Com um movimento de espalhar a tinta com pressão pela tela , a tinta vaza pela tela e vai estampando a superfície da malha.

Após isso, a estampa é direcionada para o processo de secagem, que é feito de forma bem ágil, através de berços térmicos.

O preparo da tela é o seguinte: o desenho é gravado na matriz por meio do processo da fotossensibilidade, onde é preparada com uma emulsão fotosensível é colocada sobre um fotolito e, posteriormente, sobre uma mesa de luz.

Os pontos que ficam escuros no fotolito são os espaços que vão ficar vazados na tela para a passagem da tinta e estampar a camisa. Já os pontos claros (onde a luz consegue passar pelo fotolito) são impermeabilizados pelo endurecimento da emulsão fotosensível que foi exposta à luz.

Vantagens da técnica de Silk Screen

A Serigrafia é uma das técnicas mais resistentes no universo da estamparia. Ela possui baixo custo em equipamentos, fácil de manusear, funciona muito bem em tecidos escuros e as telas podem ser reaproveitadas.

Desvantagens da técnica de Silk Screen

Não é um método muito indicada para impressões com muitas cores, por necessitar de uma tela para cada cor. É mais adequado apenas para pedidos em grandes quantidades, para compensar os gastos com as telas.

Impressão Silk screen manual e Carrossel

O silk screen é uma técnica secular e que começou de forma manual. Ou seja, todo o processo de impressão era feito de forma artesanal, com pessoas “passando o rodo” pelas telas. Com uma ótima qualidade de estampa, preço baixo e durabilidade, o silk screen é uma ótima opção para estampar pedidos acima de trinta peças.

Apesar desse processo manual ainda existir, com o avanço da tecnologia outro tipo de processo foi criado: o Silk Carrossel. Essa técnica é automatizada por uma máquina que vai fazer todo o processo de passar a tinta pela técnica para estampar a camisa.

Por ser feita por uma máquina, essa técnica alcança mais precisão que a manual. Sua utilização é indicada para encomendas de no mínimo 200 peças por estampa e assim como o Silk Screen, é necessária a revelação de telas (uma para cada cor).

Confira mais sobre essa técnica aqui.

Faça a sua estampa na Dimona com técnica de Silk Screen

Na Dimona, você encontra diversas técnicas de estamparia. Dentre elas o Silk Screen manual e também o carrossel. Essas técnicas já foram usadas para estampar diversas camisas oficiais na nossa fábrica, como a Copa América de 2019, a Linha Time Brasil e Jornada Mundial da Juventude, por exemplo.


Confira e estampe na Dimona: https://camisadimona.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s