Viva Rafa: Cissa Guimarães nos fala sobre a homenagem feita para marcar 10 anos de saudade e luz.

Num momento de pandemia, onde o distanciamento entre as pessoas é uma marca de um mundo transformado, a imagem de Rafa Mascarenhas une familiares e amigos em torno de uma linda homenagem.

Rafa nunca deixou de estar presente e dez anos após seu falecimento é ele quem une, agrega e conforta através da música e do amor.

No dia 20 de julho, familiares e amigos realizaram uma homenagem muito especial. Eles se conectaram e prepararam um vídeo com músicas que fizeram parte da sua história.

O rosto estampado nas camisetas que se transformaram em um lindo simbolismo de amizade e amor incondicional, demonstram claramente a presença viva do Rafa que ainda toca e canta em cada acorde.

Tivemos uma linda conversa com a Cissa Guimarães sobre esse legado que está estampado nas camisetas e nos corações de tantos.

Confira a entrevista!

1 – A música sempre esteve presente na vida do Rafael. E esse ano foi realizado um vídeo de homenagem, muito especial para ele. Como surgiu essa ideia? E como foi a construção do vídeo?

R. O Rafa desde bebezinho sempre gostou de música. O pai é um grande saxofonista, e eu escuto música o dia inteiro. Além disso, a avó foi cantora da rádio nacional e o avô, pianista. Desde pequenininho ele tocava violão, tinha um ouvido musical lindo e aprendeu de forma auto-didata.

Essa ideia do vídeo surgiu pois 10 anos é uma data muito simbólica. Todo ano a gente se reúne (os amigos e a família) e celebra, pois não deixa de ser um aniversário de anjo. Nós tentamos transmutar essa dor em união e alegria pelo anjo que a gente tem agora.

Esse ano, com a pandemia, eu comecei a ficar muito aflita com isso, pois não haveria jeito da gente se reunir. Liguei para amigos dele, de várias formações de banda que o próprio Rafa participou, e sugeri a ideia.

Eles se conectaram e foi a coisa mais linda! Tem uns morando em Boston, outros morando em Berlin, em São Paulo… E saiu esse vídeo que é uma benção/luz, e que pôde contar com todos nós unidos.

Dessa maneira muito mais gente pôde ver. Não só nós, amigos e família, mas todas as pessoas que sabem a história do Rafa e sabem o quão sagrado ele é.

2 – Há 10 anos atrás a Dimona participou do preparo do primeiro lote das camisetas e lembramos muito desse momento, pois ficamos muito sensibilizados em ter participado. Como surgiu a ideia de transformar a imagem do Rafa em estampa?

R. A imagem estampada nas camisas é um stencil feito por um amigo do Rafa. Dias antes do acidente, esse amigo esteve com o Rafa, e após o ocorrido ele foi para o túnel e fez esse grafite, sem eu saber.

Quando eu fui ao túnel eu um dos eventos que fizemos lá, eu fiquei “doida”. Eu falei: quero fazer umas camisas e quero ter isso em mim. E inclusive, fiz uma tatuagem com o stencil.

Cissa Guimarães no túnel (Foto: André Muzell/ Ag. News) – http://ego.globo.com/famosos/noticia/2016/05/cissa-guimaraes-apos-julgamento-da-morte-do-filho-sai-do-forum-arrasada.html

Esse amigo morava em Los Angeles. Em uma de suas vindas ao Rio, eu pedi a ele os direitos autorais e fiz então as camisetas para amigos. Inicialmente era apenas para amigos, mas todo mundo me pede, do Brasil inteiro. Já perdi as contas de quantas 1.000 camisetas eu já fiz e até hoje todo mundo pede.

As pessoas se sentem protegidas com as camisetas. Então muita gente me diz que usa quando vai viajar, quando tem alguma coisa séria pra fazer, ou mesmo para dormir bem, com o anjo Rafa.

Imagem: Instagram @cissaguimaraes

3 – Muita gente vestiu e veste a camisa do Rafa. Red Hot Chili Peppers já usou no Rock In Rio, amigos usam e os participantes do vídeo feito recentemente, também. Queria que você me contasse o que você acha que simboliza essa estampa, não só para os amigos, mas também para pessoas que também passaram por algo semelhante e qual a principal mensagem que ela comunica?

R. O que eu escuto muito é que as pessoas se sentem protegidas quando usam essa camiseta, porque o Rafael é um anjo mesmo. E é um stencil lindo, artisticamente e esteticamente lindo. Não é uma foto, é um desenho. É o sorriso do meu filho!

Não tem uma foto do meu filho que ele não esteja sorrindo. Não tem nenhuma! Estou falando com você e olhando aqui na minha casa… Tenho milhares de fotos e porta-retratos, e em todas ele está sorrindo.

É o sorriso do Rafa, que nos abençoa e protege.

Red Hot Chili Peppers no Rock In Rio em 2011. Fonte imagem: https://musica.culturamix.com/bandas/banda-homenageia-filho-de-cissa-guimaraes

4 – Nas suas falas, você sempre costuma tratar o Rafa como um anjo e com muita gratidão. Você pode falar um pouquinho sobre qual foi o legado que ele deixou para você, pra sua família, amigos e também pro mundo?

R. O legado que o Rafa deixou foi de amor, com certeza. Ele foi um cometa de amor, de união. Ele veio para unir muita gente e para deixar esse sentimento de amor mesmo.

O Rafael sempre cuidou dos outros. O Arcanjo Rafael é o arcanjo da cura, e o meu filho Rafael era uma pessoa que cuidava, sempre unindo todo mundo, sempre apaziguando, sempre com uma energia de luz. Ele não era daqui!

Um grande amigo, um filho abençoado e que deixou esse amor, que até hoje une todo mundo. Mesmo quem não conheceu ele sente um amor profundo, porque ele manda esse amor.

Salve Anjo Rafael!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s