como são feitas as estampas em sublimação?

Uma técnica de estamparia muito utilizada pra personalizações rápidas e com baixo custo é a sublimação. A palavra sublimação, como aprendemos nas aulas de ciências, significa a mudança do estado sólido para o estado gasoso, e é através dessa mudança que a estampa é feita.

Funciona da seguinte forma:
A arte da estampa é impressa em um papel especial e quando submetida a elevadas temperaturas, a tinta sublimática passa do estado sólido para o gasoso, marcando o tecido que está abaixo. Essa marcação, na verdade, é o que dá forma a estampa.

A forma como fazemos esse tipo de personalização você pode conferir aqui no vídeo:

A técnica de sublimação pode ser utilizada somente em tecidos 100% poliéster e obrigatoriamente de cor branca ou bem clara para que a arte sobressaia após a transferência. Ela também pode ser usada para estampar objetos, como por exemplo as nossas canecas de porcelana, que são revestidas com uma espécie de resina que permite a fixação da estampa.

Preparamos aqui um passo a passo de como são feitas as estampas em sublimação. vamos conhecer melhor esse processo?

As estampas feitas em sublimação alcançam resultados muito fiéis, com cores vivas e podem ser feitas de forma rápida, prática e com baixo custo. A arte desenvolvida é impressa num papel especial com tinta sublimática, e ao ser submetido a uma temperatura elevada, o desenho da folha é transferido e absorvido pela peça.

Tecidos que possuem poliéster na composição permitem maior absorção desse tipo de tinta, por isso, esse é um processo exclusivo para peças de poliéster, como por exemplo a nossa linha sublimática ou dry fit.

A qualidade da máquina de impressão e principalmente da tinta, irão interferir no resultado final e na durabilidade da estampa. Então, para sempre garantir um melhor resultado, a Dimona utiliza equipamentos de primeira linha e tintas certificadas.

Como a arte deve ser feita?

Estampas em sublimação podem ser feitas sem limite de cores, oferecendo alta fidelidade para degradês, fotografias ou qualquer tipo de imagem. É muito importante ficar atento a qualidade da arte, pois quando ela for impressa, o resultado vai ficar de acordo com a resolução da imagem enviada. Logo, quanto maior a qualidade, melhor!

Então resumindo, a estampa pode ser feita a partir de arquivos em alta resolução e pode ser aplicada nos tamanhos A4, A3 e 38×48. Caso deseje estampar a camisa por completo, também é possível utilizando a técnica de sublimação total. (Saiba mais sobre a sublimação total aqui).

Passo a passo:

1 – Com a arte preparada e o tamanho determinado, é hora de imprimir a imagem:
A estampa é impressa de forma digital em um papel sublimático, aparecendo de forma espelhada. Como a estampa será feita por transferência, após a sublimação, o sentido da imagem ficará correto. Essa transferência é feita através de altas temperaturas por meio de prensas térmicas, então o próximo passo é posicionar tudo corretamente.

2 – Posicionar na prensa:
Com a prensa aberta, colocamos a camiseta e posicionamos a arte de acordo com o local desejado. E quando estiver tudo pronto, é só prensar.

Ao sair da prensa a peça já está pronta para uso! Então essa é uma forma rápida e prática de se estampar. E o resultado é uma estampa com alta qualidade e alta durabilidade.

Para preparar sua peça em sublimação, basta enviar sua arte para o e-mail atendimento@camisadimona.com.br ou ir direto em uma de nossas lojas:

  • Rua Senhor dos Passos 228 – Centro
  • Rua Buenos Aires 334 – Centro
  • Rua Senhor dos Passos 59 – Centro
  • Rua Figueiredo de Magalhães 285 – Copacabana
  • Shopping Uptown – Barra

Mais informações: www.dimona.com.br

Caso tenha alguma dúvida, converse com a gente pelas redes sociais da Dimona:

Facebook: www.facebook.com.br/camisadimona
Instagram: www.instagram.com/Dimona

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s