O que é Dropshipping de Camisetas?

Por Leonardo Zonenschein, Sócio/Direção Comercial e Marketing na Dimona.

O universo de pessoas que sonham em ter uma marca própria de estampas é crescente. Camisetas e acessórios são itens presentes em nosso dia a dia e nos ajudam a contar para o mundo um pouco do nosso estilo, o que pensamos, o que somos ou o que pensamos ser (rs).

Com a explosão das redes sociais, as estampas passaram a ter um potencial de comunicação ainda maior na busca constante das pessoas em dizer mais de si através de imagens e vídeos. É impossível não reparar nas frases, imagens ou artes que despontam em nossos feeds diariamente.

A Dimona, que é uma fábrica de camisetas especializada em criar soluções de personalizações de estampas, foi uma das primeiras empresas no mercado brasileiro a lançar toda a infra de um dropshipping para lojas virtuais no segmento. As primeiras ferramentas da companhia começaram a engatinhar há exatos nove anos e vem sendo aperfeiçoadas ano após ano.

Mas afinal, o que significa esse nome aparentemente complexo?

Pra entender essa modalidade de transação, vamos começar analisando o modelo tradicional de fornecimento do “passado”.

Vamos supor que você tinha uma loja física numa cidade praiana e turística e percebeu que havia muita procura de consumidores por estampas da região. Quais os passos você precisava dar para vender esses produtos?

  1. Você em primeiro lugar investiria no desenvolvimento de estampas com um designer;
  2. Buscaria no mercado possíveis fornecedores de camisetas com estampas e faria um comparativo de preços;
  3. Após definir seu fornecedor, encomendaria a pilotagem de peças com amostras físicas;
  4. Compraria um lote mínimo de cada estampa com toda a grade de tamanhos;
  5. Algumas estampas deixariam de ser lançadas, afinal a grana estaria curta e não daria pra se comprometer com tanto estoque e variedade de cara;
  6. Após algumas semanas seu fornecedor faria a tão esperada entrega da coleção. Opa, hora de vender!
  7. Após 30 dias chegaria a cobrança do seu fornecedor. Você vendeu 20% do seu estoque mas já precisaria pagar 100% da fatura. Isso já causaria um impacto no seu fluxo de caixa.
  8. Passadas mais algumas semanas as estampas mais procuradas já estariam com alguns tamanhos esgotados. A maioria dos clientes que entram na sua loja, no entanto, escolhem o mesmo modelo no tamanho que já acabou. Que azar hein! Você compraria mais pra não perder essas vendas, certo?
  9. O verão acabou, os turistas já não circulam mais e você tem 40% dos produtos comprados na sua prateleira, sendo que vários tipos estão com a grade furada. Oh my god!
  10. Você conclui que 40% do seu lucro ficou encalhado e talvez outros 20% tenham sido perdidos por falta das mercadorias mais vendidas.

Agora vamos supor que a sua loja é um e-commerce. Você não tem os passantes na rua e precisa oferecer a maior variedade de temas possíveis pra atrair interessados ao seu site e obter rankeamento nos mecanismos de busca. Como resolver essa equação?

Se você compreendeu todas as dificuldades do empreendedor narradas no caso anterior vai perceber rapidamente como o dropshipping pode revolucionar as margens de lucro dos lojistas. A ideia central é permitir que a sua loja esteja diretamente integrada ao seu fornecedor de forma que o seu foco seja tão “somente” criar as estampas e fazer o marketing de sua marca ou produto. Vamos entender essa lógica?

  1. Você cria a sua loja em uma plataforma virtual;
  2. Desenvolve estampas para as suas coleções sem se preocupar com limites de criações ou limites de cores nas estampas;
  3. Em poucos cliques você integra o seu e-commerce com a fábrica do seu fornecedor que possui estrutura para produção on demand e toda a infra logística para entregar o produto direto ao seu cliente final;
  4. Dessa forma, tudo que você vende é automaticamente direcionado ao seu fornecedor. Você não precisou comprar nenhuma mercadoria upfront e como as camisetas são impressas somente após a transação, além de não ter encalhe de estoque você vende qualquer estampa e tamanho sem risco de ruptura de estoque; Sim, o estoque é infinito pois seu parceiro tem grande capacidade de produção. Vamos vender!
  5. Você só precisa pagar ao seu fornecedor os itens que foram vendidos, tirando 100% do encalhe da sua conta e otimizando sua lucratividade;
  6. Você passa a ter mais tempo para investir em suas vendas, marketing e criação de novas estampas. Ao invés de cuidar de toda a cadeia, você passa a ser responsável somente pela parte que você mais sabe fazer;
  7. O seu custo de frete é reduzido pois seu parceiro tem outras lojas integradas o que traz um ganho de escala para melhores condições de preço para o frete em todo território nacional.

Agora que você compreendeu o quão vantajoso e transformador é o dropshipping, é hora de te apresentar as ferramentas poderosas que fazem da Dimona o maior player desse mercado no Brasil.

Plataforma Dimona E-Print

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O Dimona E-print é a plataforma que faz a mágica acontecer. Desenvolvemos tecnologias de integração via API com as principais provedores de lojas virtuais como Shopify, Loja Integrada, Woo Commerce, Magento, Nuvemshop, VTEX, Dooca Commerce, Tiny e Tray. A última versão do produto foi destaque na mais recente edição do VTEX Day, em São Paulo.

Se você tem um e-commerce em qualquer uma dessas plataformas, você está pronto para ligar a sua loja diretamente no conjunto de soluções operacionais, tecnológicas e logísticas da Fábrica Dimona.

O Dimona E-print é focado em lojistas que já possuem alguma loja online. De um lado a ferramenta atende integradores que já possuem venda de camisetas e acessórios e que almejam terceirizar a produção para potencializar seus lucros. De outro lado, permite que lojas virtuais com foco em outros produtos possam apostar também nas estampas como forma de incrementar suas vendas.

Quem disse, por exemplo, que uma petshop não pode vender camisetas, ecobags ou canecas com estampas do mundo pet? É só integrar e lançar, sem investimento, sem custo.

Você está dentro desse perfil? Deseja se aprofundar no assunto? Acesse https://www.eprint.dimona.com.br/ e consulte as tabelas de preços dos itens e os custos de frete já integrados.

A Fábrica Dimona

Um dos aspectos que considero fundamental pro sucesso dessa operação é o fato da Dimona ter internalizado todas as etapas da produção de suas camisetas. Desde o corte automatizado até o processo de costura com máquinas ultra modernas. Dessa forma a empresa pode oferecer aos parceiros não só um estoque de produtos acabados, mas também uma grande capacidade de responder a demandas maiores a partir de produções internas cuja capacidade atual são de seis mil camisas por dia. Precisa de mais? Temos outros parceiros loucos pra costurar pra você!

A Estamparia Digital

A estamparia digital é o grande pulo do gato. Máquinas de ponta que permitem a personalização de cada estampa sem a necessidade de revelação de telas e que são capazes de produzir centenas de peças por dia. E isso só faz sentido pois através desse parque tecnológico é viável fazer produções em grande escala mesmo com demandas de estampas totalmente diferentes uma das outras.

A Logística Multi-Integrada

Tudo isso só faz sentido graças as diferentes soluções de transportadoras já conectadas na solução do E-print. Milhares de clientes já estão utilizando a plataforma, o que traz um grande poder de negociação frente aos custos de frete. Dessa maneira, mesmo se você não tiver um volume insano de vendas, sua loja terá acesso a preços de frete bem mais competitivos por estar presente nesse pool de lojas integradas.

O custo do frete é um fator de extrema relevância na hora de decisão de compra do consumidor, o que não é uma grande novidade né?

Em Resumo, as vantagens de integras a sua lojas ao Dimona E-print:

  1. Pare de comprar estoque, abdique do encalhe e usufrua de estoque “infinito” para sua operação;
  2. Garanta a qualidade dos seus produtos que serão confeccionados em uma fábrica com máquinas de última geração;
  3. Lance quantas estampas quiser e aumente a variedade de sua coleção. Suas vendas vão aumentar;
  4. Aproveite as opções integradas de transportadoras e as negociações feitas a partir do volume de clientes integrados, gerando consideráveis reduções no preço. Aumente sua conversão!
  5. Dedique seu tempo para desenvolver suas estampas e realizar vendas. Deixe o resto da operação com a Dimona.

E se você ainda não tem uma loja?

Se você quer começar a vender camisetas, mas ainda não tem seu próprio e-commerce nós oferecemos uma outra solução que permite a criação de lojas virtuais em menos de um minuto. Nesse caso você será uma integração da integração.

Vamos supor que você é um amante de Yoga e quer criar uma loja de estampas falando de bem estar. Ou talvez você seja um empreendedor social e quer ter uma loja para arrecadar fundos pro seu projeto. Ou quem sabe você seja um artista e deseja colocar suas pinturas a venda estampadas em camisetas? É fácil demais (e barato demais!) montar a sua loja. Pra isso você precisa conhecer as soluções dos nossos parceiros da Montink.

A Montink é uma plataforma especializada para você tirar seu projeto do papel de forma rápida e com baixo custo (www.montink.com). Eles são parceiros da Dimona desde 2013 e oferecem uma solução excelente pra você empreender do zero.

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A grande vantagem é que a Montink já está integrada na Dimona, logo todas as lojas que “sobem”na plataforma tem acesso a todas as facilidades pra tirar uma ideia do papel e ainda contam com toda a infra de fabricação, impressão digital e logística da Dimona.

Se você leu esse artigo até aqui é sinal de que tem grandes chances de você ser dono de uma futura loja integrada através do conceito de dropshipping. Essa nova forma de relação entre lojistas e fábricas é uma realidade consolidada em muitos países e em plena expansão no Brasil. A Dimona tem todo o conjunto de soluções e ferramentas que você precisa e está sempre aprimorando produtos, máquinas, processos e as funcionalidades do próprio sistema.

Empreenda, embarque nesse novo desafio. Não pense que todos esses recursos oferecidos vão possibilitar o seu sucesso sem o seu esforço. Isso é ilusão. Pra dar certo, mesmo com todo o aparato, você vai precisar se dedicar pra fazer o seu negócio crescer. A gente resolveu grande parte dos obstáculos. Agora o resto é com você!

Bora lá! Boa sorte!

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