(Vídeo) Como Fazer Camisetas em Tie-Dye? Veja o passo a passo.

Dando início à campanha #juntosnessa da Dimona, tivemos uma live com o Youtuber e especialista em Tie Dye, André Theodoro. Ele nos mostrou como funciona essa técnica de personalização que está em grande ascensão no momento. O Tie Dye veste tanto street wear, quanto em grandes marcas, desde 2019 e a cada dia a gente vê mais pessoas usando, inclusive na mídia.

O termo Tie Dye significa amarrar e tingir. E por ser uma forma fácil de personalização, trouxemos esse tutorial como uma opção de diversão para esse dias em casa. E além disso, também tem muita gente empreendendo, abrindo negócios a partir desse tipo de personalização. Montamos aqui um breve resuminho do que rolou na live para você que não acompanhou poder personalizar a sua.

Confira como personalizar:

O Primeiro ponto que devemos pensar é que só podemos realizar a personalização em camiseta básica de algodão e de cor clara, pois você irá re-colorir ela. Então dê preferência a cor branca ou cores pastéis. E um outro ponto interessante é que você pode tanto personalizar uma peça que já estava no seu guarda-roupa, quanto comprar uma nova lisa para realizar o tingimento.

A quantidade de cores da estampa será determinada por você de acordo com as tintas que você comprar. O André nos sugeriu as tintas Tupi ou Guarani (mas elas não podem ir ao sol após o tingimento, diferente da tinta Aclilex).

  • Uma recomendação do André: fazer em um lugar reservado e que não tenha problema em sujar. E tomar cuidado com as roupas que estiver vestindo também, para não manchar, afinal estamos trabalhando com tintas pra tecido.

Separadas as peças e cores, começamos a aprender o passo-a-passo de diluição da tinta e preparação. Então vamos ao preparo das tintas:

O André escolheu duas cores para a nossa personalização, azul celeste e preto. A cada 1 potinho de 37ml de tinta acrilex , acrescentamos de 4 a 5 potinhos com água para diluir. A diluição é um trabalho artesanal que exige cuidado e carinho. Então com carinho, misture bem até ficar homogêneo.
Você pode diluir com álcool também (mas atualmente não é um bom momento para desperdiçarmos álcool, se podemos usar água). Além do álcool, também há quem personalize com cloro, porém não é recomendado por ser altamente corrosivo.

Com a tinta diluída e colocada em um aplicador (pode ser um tubo de detergente ou uma garrafinha customizada), é hora de começar a tingir!

Para isso precisamos posicionar a peça corretamente. Antes de começar a enrolar. Instruções:

  • Utilize a camiseta umedecida para que a tinta tenha facilidade de entrar, mas dê uma boa torcida na peça pra ela não ficar pingando.
  • O ideal é virar a camiseta do avesso também, pois caso ocorra alguma imperfeição, esse erro ficará na parte debaixo.

Então, lá vamos nós:

1 – Com a camiseta umedecida e do lado do avesso, pegue em um lado da axila e faça movimento espiral (que é a dobra mais simples). Enquanto enrola, vá arrumando a peça pra não embolar.

2 – Terminado o nosso círculo, utilize um barbante para segurar a peça (você também pode prender com um elástico se preferir).

3 – Aplique a tinta dos 2 lados, mesclando os tons que você deseja usar na peça, como se fosse uma pizza.

Para evitar sujeira, utilize uma bacia com uma grade para colocar a peça em cima conforme o André faz. Mas se preferir, pode fazer no tanque mesmo, ou em um local que não tenha problema sujar.

Os próximos passos são deixar a peça secar (aproximadamente 24h) e quando seca, lavar para tirar o excesso de tinta. E pronto, está feita a sua camiseta Tie Dye.

E o André deixou um recado pra quem assistiu e curtiu a live de quarta-feira!

Esperamos que tenham gostado e toda quinta-feira ele posta um conteúdo novo no canal no Youtube dele! Se inscreve lá pra ficar por dentro de tudo (André Theodoro)!

Deixe uma resposta