Sabemos que a partir de pequenas iniciativas conseguimos obter grandes resultados. O objetivo do desenvolvimento sustentável é preservar o planeta e as necessidades humanas. A sustentabilidade envolve atender às demandas do presente sem comprometer as possibilidades das futuras gerações. De modo geral, a sustentabilidade é algo que criamos e preservamos com atitudes em prol do meio ambiente, visando sempre a qualidade de vida.

Sabemos que aqui na Dimona ainda temos um grande caminho pela frente, mas estamos buscando adotar práticas sustentáveis em nosso cotidiano. Existem mudanças mais simples de serem tomadas, como por exemplo a utilização de canecas em nosso escritório para diminuir o uso de descartáveis, e existem mudanças mais complexas que só poderão ser atingidas ao longo do tempo. Mas por onde começar?

Juntamente com o apoio do Roda ambiental, projeto fundado pela engenheira ambiental Aline Matulja, implementamos práticas e soluções para aumentar o alcance de nossas práticas sustentáveis. A nossa atenção já começa desde o corte de nossas peças, buscando o desperdício mínimo e o direcionamento dos retalhos das camisetas para reaproveitamento, até a busca por minimizar gastos desnecessários de energia.

Confira algumas etapas e práticas que já adotamos em nossa produção:

  • Encaixe e modelagem:
    A modelagem, consiste em produzir moldes programados em AutoCad que servirão de guia para a maquina de corte. A preocupação nessa etapa é em utilizar de forma inteligente e sustentável o tecido e evitar desperdícios. A organização e disposição das peças foi pensada estrategicamente para ser feita de acordo com o melhor encaixe entre tamanhos e modelos para um melhor aproveitamento do tecido, cortando mais peças em apenas um corte.
  • PCP (Programação e Controle da Produção):
    A partir do nosso Processo de Análise do risco, trabalhamos com o rendimento mínimo de 80%. Quanto melhor o rendimento, maior a produtividade e menor o desperdício.
  • Enfesto e corte:
    O corte automático torna o trabalho mais rápido, de melhor qualidade e com alta precisão nas medidas. Também reduz significativamente os desperdícios: Permite um melhor aproveitamento do tecido ou da malha e reduz o custos das camisetas. Além do mais, nossa máquina de corte utiliza a sucção para diminuir os riscos de movimentação do tecido no corte.
Enfesto e Corte automático.
  • Re-aproveitamento do material que seria descartado:
    Através do roda ambiental, hoje conseguimos que todos os nossos retalhos de produção sejam re-aproveitados por outras empresas. Com o projeto “Espaço Lixo Zero” encaminhamos os retalhos para uma indústria que produz fios a partir de matéria prima têxtil de segunda mão.
  • Tintas Ecológicas:
    Traçadas as nossas estratégias, buscamos fornecedores de tintas com certificação ecológica. Além disso, reaproveitamos os resíduos que ficam nos baldes de tinta. Nós juntamos e produzimos uma “nova tinta” a partir desses restos, garantindo o aproveitamento máximo do material.
  • Lavagem das telas de silk:
    A lavagem das telas, que também é onde saem resíduos, é feita em um tanque apropriado que coleta todo o efluente que sai dessa lavagem e destina para um tratamento adequado de efluentes industriais. Além do mais, as telas são lavadas com água de reuso, o que diminui o desperdício.
  • Luz Solar:
    Outro ponto a se destacar é o teto de nossa fábrica, o qual foi projetado para possibilitar a entrada de luz natural, diminuindo o gasto com luz elétrica.

Sabemos que ainda temos um grande caminho pela frente, mas buscando adotar práticas sustentáveis dentro das nossas possibilidades, aos poucos chegaremos lá.

Aline Matulja, responsável pelo Roda Ambiental, nos deu uma entrevista sobre a estratégia sustentável que estamos implementando aqui na Dimona, e falou sua opinião sobre a implementação dessas práticas. Confira aqui!