2018 mal começou e a Dimona já está a todo vapor na produçãos das camisetas de carnaval e preparando as máquinas para vários eventos importantes de 2018, como a Copa do Mundo e as Eleições.

Começamos o ano com vários destaques, entre os mais importantes a matéria sobre as camisetas do camarote do Rio para a Revista Quem. Nela, contamos um pouco mais sobre a honra de vestir um camarote tão importante para a maior festa da cidade maravilhosa.

E, não menos importante e tão divertido quanto: a Dimona é parceira de dezenas, literalmente dezenas de blocos que mantém viva a tradição do carnaval de rua! Com nosso projeto de renda revertida das camisetas, apoiamos financeiramente vários blocos com parte da renda da venda das camisetas em nossas lojas físicas, e nosso site.

Já fizemos muito até aqui, e segura que em 2018 tem muito mais!

Quer saber mais sobre nossos projetos e para onde estamos caminhando? Então confira abaixo!

Carnaval: a moda é criar, e personalizar pagando pouco!

Já foi o tempo em que as pessoas buscavam fantasias caras, desconfortáveis e padronizadas pra curtir o carnaval. A personalização de mensagens irreverentes em camisetas está em alta. Nessa era onde diferentes opiniões são facilmente propagadas nas redes, percebemos que as estampas personificam a moda de cada um.  Se essa tendência já tem sido crescente , no carnaval é potencializada. Memes, declarações, trechos de músicas, cantadas e até protestos são transformados em estampas, quase sempre irreverentes, que irão colorir as ruas durante o período carnavalesco. É um show de espontaneidade. Foliões querem montar looks criativos gastando pouco.

Dos hits aos memes!

A Dimona é uma empresa especializada na personalização de camisetas. Ao longo das últimas três décadas temos acompanhado e investido nas mais variadas e modernas técnicas de estamparia. No passado haviam muitas barreiras técnicas para personalizar uma única camiseta, sendo necessário pedidos com quantidades mínimas de 30 ou 50 peças. Com o advento de tecnologias digitais tornou-se possível personalizar uma única camisa com alta resolução e preço justo. Essa realidade abriu uma infinidade de oportunidades. Em nossas lojas físicas o cliente traz a sua ideia e pode transformá-la em estampa em poucos minutos. No nosso site disponibilizamos um studio de personalização online onde é possível fazer upload de imagens, escrever textos ou usar a nossa base de artes. Essas ferramentas são territórios livres pra criatividade. Naturalmente as demandas por estampas de Memes, frases marcantes e até mesmo convicções ideológicas se tornaram um comportamento crescente sendo, inclusive, demandados pelos próprios clientes.

A empresa, além disso, é a  pioneira em lançar camisetas de “oportunidade”. Com todas as ferramentas de personalização em mãos temos o diferencial de produzir peças sob demanda, não precisando dedicar grandes estoques de cada estampa. Nessa lógica é possível subir em nossa loja online produtos com muita velocidade e produzi-los conforme a venda. Isso nos permite acompanhar a velocidade insana em que os Memes, Hits e frases são criadas. O timming certo é a chave nesses casos já os memes se tornam rapidamente ultrapassados.

Confira alguns exemplos de camisetas de oportunidade:

Em 2013 éramos a empresa licenciada para fazer camisetas oficiais da JMJ Rio 2013, evento em que o Papa viria ao Brasil.

Nós Fomos surpreendidos com a notícia de que haveria a mudança do Papa. Havia um grande mistério em todo mundo de quem seria o substituto escolhido. Assim que saiu a fumaça branca no vaticano e que o Papa Francisco foi anunciado, subimos a camiseta dando as boas vindas a ele. A velocidade foi tão instantânea que muitos pessoas questionaram nas redes sociais se tinhamos informações privilegiadas do Vaticano.

Em 2016, após a cobertura do Oscar na qual Gloria Pires virou Meme com a frase “Não sou capaz de opinar”, lançamos no dia seguinte camisetas com essa frase que acabou virando uma estampa divertida e irreverente.

Em 2017, recebemos a encomenda de camisetas com a Frase “Mexeu com uma Mexeu com Todas”. Era uma campanha contra o assédio promovida por funcionárias da Globo. Nós criamos a arte e produzimos as peças em menos de dois dias. Quando acordamos no dia seguinte da entrega a camiseta havia se transformado numa bandeira nacional de combate as assédio com adesão de centenas de artistas.

Licenciamento: estratégia eficaz de destaque em grandes eventos!

O licenciamento é um braço estratégico da Dimona que vem fechando importantes contratos para produzir e comercializar camisetas de grandes eventos. Em 2009 percebemos que o maior bloco de carnaval do Rio, O Bola Preta, tinha sua marca sendo comercializada sem licença em inúmeros estabelecimentos. Enquanto muitos ganhavam explorando ilegalmente a marca do bloco, nenhum retorno financeiro era revertido ao grupo que passava, inclusive, por grandes dificuldades para desfilar no carnaval. A Dimona procurou o presidente do Bola, Pedro Ernesto, e ofereceu um contrato exclusivo de licenciamento de camisetas com a apuração de royalties. Naquela ocasião, embora o Bola Preta estivesse completando 93 anos de história, eles recebiam pela primeira vez alguma remuneração pela exploração de seus produtos oficiais.

O licenciamento é um braço estratégico da Dimona que vem fechando importantes contratos para produzir e comercializar camisetas de grandes eventos. Em 2009 percebemos que o maior bloco de carnaval do Rio, O Bola Preta, tinha sua marca sendo comercializada sem licença em inúmeros estabelecimentos. Enquanto muitos ganhavam explorando ilegalmente a marca do bloco, nenhum retorno financeiro era revertido ao grupo que passava, inclusive, por grandes dificuldades para desfilar no carnaval. A Dimona procurou o presidente do Bola, Pedro Ernesto, e ofereceu um contrato exclusivo de licenciamento de camisetas com a apuração de royalties. Naquela ocasião, embora o Bola Preta estivesse completando 93 anos de história, eles recebiam pela primeira vez alguma remuneração pela exploração de seus produtos oficiais.

O carnaval, contudo, é um evento anual de grandes dimensões. A empresa apostou em replicar a experiência com o Bola Preta para diversos outros blocos. Era preciso profissionalizar o acesso a produtos oficiais. Nós mapeamos os principais blocos do Rio e fechamos acordos com Sargento Pimenta, Céu na Terra, Fogo e Paixão, Carmelitas, Me esquece, Desliga da Justiça, além de assinarmos com o Bola Preta até 2021. Além disso, disponibilizamos um canal de atendimento especial para outros blocos, dos quais nos tornamos apoiadores como ToCoxona, Thriller Elétrico, Que Pena Amor!, AFROJAZZ, Multibloco, Carimbloco, A Rocha, Escangalia e Terreirada Cearense.

Em conversa com clientes, entendemos que os foliões muitas vezes estão dispostos a garantir uma camiseta oficial de seus blocos favoritos, não só como souvenir do carnaval, mas também como forma de ajudar ao financiamento dos desfiles. Avançando mais sobre o assunto, entendemos que reunir dentro de uma mesma loja ou site o maior número possível de produtos oficiais do carnaval é uma estratégia que facilita muito a vida dos consumidores. O folião de um bloco muitas vezes também é folião de outro, logo numa mesma compra torna-se possível adquirir produtos pra diferentes dias da folia. Claro que essa estratégia só se sustenta se disponibilizarmos os produtos a preços democráticos (as camisetas custam até R$29,90). Temos esse compromisso com nossos clientes e licenciadores.

O que o carnaval de rua ganha com o licenciamento dos blocos?

Os blocos de rua tem uma importância enorme na economia do carnaval. Eles ajudam a trazer turistas, a encher os hotéis, a trazer fluxo pros restaurantes, a aumentar o consumo no comércio e em consequência ajudam a gerar empregos, oportunidades e tributos. Uma cidade como o Rio precisa valorizar esse ativo. O que vemos na realidade é uma grande dificuldade dos grupos colocarem de fato os blocos na rua. Falta dinheiro.

Nosso projeto é um piloto que pretende a longo prazo ampliar as fontes de financiamento desses grupos. Para que isso ocorra são necessárias duas frentes: maior conscientização dos foliões em olhar para os produtos oficiais como forma de viabilizar a festa e por outro lado que outras empresas também participem desse movimento, ampliando a gama de produtos e criando associações de marca explorando melhor a força desses blocos.

Nós sabemos que sozinhos não vamos mudar de fato a realidade do carnaval, mas a ampliação dessa visão certamente trará frutos consideráveis aos blocos, ao carnaval e em consequência ao Rio.

No final das contas: qual a missão da Dimona!

A missão da Dimona é transformar ideias em camisetas. Todos os dias vivemos pra isso. Nós buscamos nos capacitar cada vez mais investindo em máquinas de ponta, repensando sempre nossas lojas e ampliando os canais de atendimento. O cliente quando desenvolve uma estampa, seja ela pra qual fim for, cria uma expectativa grande sobre como ficará o resultado final. É uma grande responsabilidade pra gente materializar ideias em produtos.
No que tange ao carnaval, cada bloco tem uma história pra contar e a camiseta se torna a bandeira dos temas escolhidos. Embora tenhamos uma preocupação com a aceitação comercial das peças, nossa prioridade é dar liberdade criativa total aos blocos. Damos sempre a opção deles convidarem algum artista alinhado com a história de cada grupo para desenvolver as estampas. Quando isso não é possível tentamos criar de forma conjunta.
Esse ano por exemplo, o Bola Preta convidou o Ziraldo pra desenhar a camiseta do centenário. Já o Céu na Terra queria homenagear o bairro de Santa Teresa e nos demandou que participássemos da criação da estampa. Nós fomos a campo recolher depoimentos de moradores do bairro. Perguntamos a uma lista de pessoas tradicionais  como seria a Santa Teresa dos seus sonhos? Enviamos as respostas a uma artista especializada em pinturas de aquarela e pedimos que ela sintetizasse esses desejos em uma imagem. O resultado é uma arte que trata os anseios de um bairro em paz, repleto de diversidade, alegrias e muito colorido.

A gente busca, portanto,  a todo tempo transformar ideias, marcas, acontecimentos, ideologias, pensamentos, sentimentos, homenagens, memes em camiseta. Sejam eles pra uma pessoa ou pra uma legião delas.