Dos blocos de rua aos camarotes VIP: entenda como a Dimona transformou o carnaval numa oportunidade única

2018 mal começou e a Dimona já está a todo vapor na produçãos das camisetas de carnaval e preparando as máquinas para vários eventos importantes de 2018, como a Copa do Mundo e as Eleições.

Começamos o ano com vários destaques, entre os mais importantes a matéria sobre as camisetas do camarote do Rio para a Revista Quem. Nela, contamos um pouco mais sobre a honra de vestir um camarote tão importante para a maior festa da cidade maravilhosa.

E, não menos importante e tão divertido quanto: a Dimona é parceira de dezenas, literalmente dezenas de blocos que mantém viva a tradição do carnaval de rua! Com nosso projeto de renda revertida das camisetas, apoiamos financeiramente vários blocos com parte da renda da venda das camisetas em nossas lojas físicas, e nosso site.

Já fizemos muito até aqui, e segura que em 2018 tem muito mais!

Quer saber mais sobre nossos projetos e para onde estamos caminhando? Então confira abaixo!

Carnaval: a moda é criar, e personalizar pagando pouco!

Já foi o tempo em que as pessoas buscavam fantasias caras, desconfortáveis e padronizadas pra curtir o carnaval. A personalização de mensagens irreverentes em camisetas está em alta. Nessa era onde diferentes opiniões são facilmente propagadas nas redes, percebemos que as estampas personificam a moda de cada um.  Se essa tendência já tem sido crescente , no carnaval é potencializada. Memes, declarações, trechos de músicas, cantadas e até protestos são transformados em estampas, quase sempre irreverentes, que irão colorir as ruas durante o período carnavalesco. É um show de espontaneidade. Foliões querem montar looks criativos gastando pouco.

Dos hits aos memes!

A Dimona é uma empresa especializada na personalização de camisetas. Ao longo das últimas três décadas temos acompanhado e investido nas mais variadas e modernas técnicas de estamparia. No passado haviam muitas barreiras técnicas para personalizar uma única camiseta, sendo necessário pedidos com quantidades mínimas de 30 ou 50 peças. Com o advento de tecnologias digitais tornou-se possível personalizar uma única camisa com alta resolução e preço justo. Essa realidade abriu uma infinidade de oportunidades. Em nossas lojas físicas o cliente traz a sua ideia e pode transformá-la em estampa em poucos minutos. No nosso site disponibilizamos um studio de personalização online onde é possível fazer upload de imagens, escrever textos ou usar a nossa base de artes. Essas ferramentas são territórios livres pra criatividade. Naturalmente as demandas por estampas de Memes, frases marcantes e até mesmo convicções ideológicas se tornaram um comportamento crescente sendo, inclusive, demandados pelos próprios clientes.

A empresa, além disso, é a  pioneira em lançar camisetas de “oportunidade”. Com todas as ferramentas de personalização em mãos temos o diferencial de produzir peças sob demanda, não precisando dedicar grandes estoques de cada estampa. Nessa lógica é possível subir em nossa loja online produtos com muita velocidade e produzi-los conforme a venda. Isso nos permite acompanhar a velocidade insana em que os Memes, Hits e frases são criadas. O timming certo é a chave nesses casos já os memes se tornam rapidamente ultrapassados.

Confira alguns exemplos de camisetas de oportunidade:

Em 2013 éramos a empresa licenciada para fazer camisetas oficiais da JMJ Rio 2013, evento em que o Papa viria ao Brasil.

Nós Fomos surpreendidos com a notícia de que haveria a mudança do Papa. Havia um grande mistério em todo mundo de quem seria o substituto escolhido. Assim que saiu a fumaça branca no vaticano e que o Papa Francisco foi anunciado, subimos a camiseta dando as boas vindas a ele. A velocidade foi tão instantânea que muitos pessoas questionaram nas redes sociais se tinhamos informações privilegiadas do Vaticano.

Em 2016, após a cobertura do Oscar na qual Gloria Pires virou Meme com a frase “Não sou capaz de opinar”, lançamos no dia seguinte camisetas com essa frase que acabou virando uma estampa divertida e irreverente.

Em 2017, recebemos a encomenda de camisetas com a Frase “Mexeu com uma Mexeu com Todas”. Era uma campanha contra o assédio promovida por funcionárias da Globo. Nós criamos a arte e produzimos as peças em menos de dois dias. Quando acordamos no dia seguinte da entrega a camiseta havia se transformado numa bandeira nacional de combate as assédio com adesão de centenas de artistas.

Licenciamento: estratégia eficaz de destaque em grandes eventos!

O licenciamento é um braço estratégico da Dimona que vem fechando importantes contratos para produzir e comercializar camisetas de grandes eventos. Em 2009 percebemos que o maior bloco de carnaval do Rio, O Bola Preta, tinha sua marca sendo comercializada sem licença em inúmeros estabelecimentos. Enquanto muitos ganhavam explorando ilegalmente a marca do bloco, nenhum retorno financeiro era revertido ao grupo que passava, inclusive, por grandes dificuldades para desfilar no carnaval. A Dimona procurou o presidente do Bola, Pedro Ernesto, e ofereceu um contrato exclusivo de licenciamento de camisetas com a apuração de royalties. Naquela ocasião, embora o Bola Preta estivesse completando 93 anos de história, eles recebiam pela primeira vez alguma remuneração pela exploração de seus produtos oficiais.

O licenciamento é um braço estratégico da Dimona que vem fechando importantes contratos para produzir e comercializar camisetas de grandes eventos. Em 2009 percebemos que o maior bloco de carnaval do Rio, O Bola Preta, tinha sua marca sendo comercializada sem licença em inúmeros estabelecimentos. Enquanto muitos ganhavam explorando ilegalmente a marca do bloco, nenhum retorno financeiro era revertido ao grupo que passava, inclusive, por grandes dificuldades para desfilar no carnaval. A Dimona procurou o presidente do Bola, Pedro Ernesto, e ofereceu um contrato exclusivo de licenciamento de camisetas com a apuração de royalties. Naquela ocasião, embora o Bola Preta estivesse completando 93 anos de história, eles recebiam pela primeira vez alguma remuneração pela exploração de seus produtos oficiais.

O carnaval, contudo, é um evento anual de grandes dimensões. A empresa apostou em replicar a experiência com o Bola Preta para diversos outros blocos. Era preciso profissionalizar o acesso a produtos oficiais. Nós mapeamos os principais blocos do Rio e fechamos acordos com Sargento Pimenta, Céu na Terra, Fogo e Paixão, Carmelitas, Me esquece, Desliga da Justiça, além de assinarmos com o Bola Preta até 2021. Além disso, disponibilizamos um canal de atendimento especial para outros blocos, dos quais nos tornamos apoiadores como ToCoxona, Thriller Elétrico, Que Pena Amor!, AFROJAZZ, Multibloco, Carimbloco, A Rocha, Escangalia e Terreirada Cearense.

Em conversa com clientes, entendemos que os foliões muitas vezes estão dispostos a garantir uma camiseta oficial de seus blocos favoritos, não só como souvenir do carnaval, mas também como forma de ajudar ao financiamento dos desfiles. Avançando mais sobre o assunto, entendemos que reunir dentro de uma mesma loja ou site o maior número possível de produtos oficiais do carnaval é uma estratégia que facilita muito a vida dos consumidores. O folião de um bloco muitas vezes também é folião de outro, logo numa mesma compra torna-se possível adquirir produtos pra diferentes dias da folia. Claro que essa estratégia só se sustenta se disponibilizarmos os produtos a preços democráticos (as camisetas custam até R$29,90). Temos esse compromisso com nossos clientes e licenciadores.

O que o carnaval de rua ganha com o licenciamento dos blocos?

Os blocos de rua tem uma importância enorme na economia do carnaval. Eles ajudam a trazer turistas, a encher os hotéis, a trazer fluxo pros restaurantes, a aumentar o consumo no comércio e em consequência ajudam a gerar empregos, oportunidades e tributos. Uma cidade como o Rio precisa valorizar esse ativo. O que vemos na realidade é uma grande dificuldade dos grupos colocarem de fato os blocos na rua. Falta dinheiro.

Nosso projeto é um piloto que pretende a longo prazo ampliar as fontes de financiamento desses grupos. Para que isso ocorra são necessárias duas frentes: maior conscientização dos foliões em olhar para os produtos oficiais como forma de viabilizar a festa e por outro lado que outras empresas também participem desse movimento, ampliando a gama de produtos e criando associações de marca explorando melhor a força desses blocos.

Nós sabemos que sozinhos não vamos mudar de fato a realidade do carnaval, mas a ampliação dessa visão certamente trará frutos consideráveis aos blocos, ao carnaval e em consequência ao Rio.

No final das contas: qual a missão da Dimona!

A missão da Dimona é transformar ideias em camisetas. Todos os dias vivemos pra isso. Nós buscamos nos capacitar cada vez mais investindo em máquinas de ponta, repensando sempre nossas lojas e ampliando os canais de atendimento. O cliente quando desenvolve uma estampa, seja ela pra qual fim for, cria uma expectativa grande sobre como ficará o resultado final. É uma grande responsabilidade pra gente materializar ideias em produtos.
No que tange ao carnaval, cada bloco tem uma história pra contar e a camiseta se torna a bandeira dos temas escolhidos. Embora tenhamos uma preocupação com a aceitação comercial das peças, nossa prioridade é dar liberdade criativa total aos blocos. Damos sempre a opção deles convidarem algum artista alinhado com a história de cada grupo para desenvolver as estampas. Quando isso não é possível tentamos criar de forma conjunta.
Esse ano por exemplo, o Bola Preta convidou o Ziraldo pra desenhar a camiseta do centenário. Já o Céu na Terra queria homenagear o bairro de Santa Teresa e nos demandou que participássemos da criação da estampa. Nós fomos a campo recolher depoimentos de moradores do bairro. Perguntamos a uma lista de pessoas tradicionais  como seria a Santa Teresa dos seus sonhos? Enviamos as respostas a uma artista especializada em pinturas de aquarela e pedimos que ela sintetizasse esses desejos em uma imagem. O resultado é uma arte que trata os anseios de um bairro em paz, repleto de diversidade, alegrias e muito colorido.

A gente busca, portanto,  a todo tempo transformar ideias, marcas, acontecimentos, ideologias, pensamentos, sentimentos, homenagens, memes em camiseta. Sejam eles pra uma pessoa ou pra uma legião delas.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s