A evolução de estampar imagens em artigos deixou a atividade mais fácil e barata

Não é de hoje que as camisetas estampadas fazem sucesso. Por serem versáteis, essas peças agradam a todos os tipos de público não importando o gênero ou idade. Todo mundo possui em seu guarda-roupas aquelas camisetas preferidas para passear, malhar ou mesmo ficar em casa.

Vamos explicar aqui um pouco sobre as técnicas utilizadas para estampar camisetas, antes mesmo delas chegarem até você! Esse guia pode te ajudar, acima de tudo, a escolher quais técnicas utilizar na hora de personalizar suas camisetas, de acordo com sua necessidade.

O processo para estampar camisetas era feito em silk screen, de uma forma artesanal, e, por isso mesmo, o produto ficava com um preço um pouco elevado quando o cliente escolhia personalizar uma ou poucas peças. Mas isso mudou há algum tempo.

Tecnologia aumenta a produção e abaixa o custo

O avanço da tecnologia possibilitou novas técnicas e conseguiu que as empresas de personalização, como a Dimona, conseguissem aumentar a produção e baratear o produto. A máquina para silkar camisetas é um bom exemplo de como o processo ficou mais industrial, sem perder em nada a qualidade do serviço.

Nós da Dimona acompanhamos a evolução da estamparia em tecido, estando presente há mais de 50 anos no mercado de personalização de produtos. Confira as melhores técnicas utilizadas em para estampar camisetas com praticamente qualquer imagem. Veja a que mais se aplica à sua necessidade, seja para uso pessoal ou para montar o seu próprio negócio:

Silk Screen

Uma das técnicas mais antigas ainda é utilizada nos dias de hoje, mas com algumas modificações que agilizaram a produção sem perder a qualidade. O que deixava esse método mais caro era a tela de silk screen com preço relativamente elevado, já que demandava tempo por ser feita em um processo mais complexo. A imagem escolhida é passada para a tela utilizando alguns reagentes químicos e, de lá, para o tecido. Se a imagem fosse colorida, seria uma tela para cada cor. Esse tipo de técnica é indicado para estampas com poucas cores e pedidos de grande quantidade.

Na Dimona, você pode encontrar duas variações deste serviço. Confira as características de ambos para fazer o seu pedido:

  • Silk Digital: Essa máquina para silk screen não utiliza tela, sendo ideal para quem deseja fazer uma única camiseta com qualidade de bom preço. A impressão é realizada direto no tecido escolhido.
  • Silk Carrossel: Também mantendo a qualidade, esse processo permite a produção em grande escala. Recomendada para pedido mínimo de 200 peças.

Transfer

O transfer para camisetas é uma técnica rápida e com custo mais baixo, ideal para ser utilizado em roupas promocionais. A imagem é impressa em uma folha transfer e repassada para a camiseta em uma prensa térmica, como se estivesse passando uma roupa. Veja os dois processos que podem ser utilizados:

  • Transfer a Laser: Camiseta branca
  • Transfer Digital: Camiseta colorida

Sublimação

A sublimação em camisetas é muito procurada por causa da qualidade do serviço aliada ao baixo custo. O processo é parecido com o transfer, mas somente pode ser realizado em tecido que contenha poliéster e que não seja preto. Uma boa dica para ganhar dinheiro é comprar camisas de poliéster no atacado e revender como camisetas fitness personalizadas ou como abadás.

Plotter

O plotter de impressão digital grava e corta o material de acordo com o formato da imagem, conferindo um ótimo visual na camiseta. Essa é a técnica usada para colocar números e nomes nos uniformes dos atletas.

Bordado

Um trabalho que era feito manualmente e que levava muito tempo, hoje pode ser feito de forma bem mais rápida por meio de uma máquina. Use sua criatividade para bordar bonés, aventais, panos e roupas.

Tampografia

Assim como o silk é uma técnica antiga que precisa de um molde, como a tela, só que neste caso é o clichê matriz. O processo consiste em uma impressão indireta pela matriz no tecido conferindo um efeito de baixo-relevo. Indicado em impressões de pequenas áreas, como etiquetas.

Pra complementar nosso post sobre técnicas, que tal dar uma conferida no post sobre “Quais camisetas escolher na hora de personalizar?”.

E aí, ficou alguma dúvida sobre qual tipo de técnica ou malha escolher na hora de personalizar? Se sim, então escreva para nossa central de atendimento que vamos ter o prazer de esclarecer qualquer dúvida 😊