Devido à sua versatilidade, as camisetas são as peças mais utilizadas no dia a dia, seja por homens, mulheres ou crianças. E justamente devido ao seu uso constante, elas precisam de alguns cuidados para que sejam conservadas e não percam suas características originais tão rapidamente, como a cor, a estampa e até mesmo o tamanho (quem é que nunca teve uma peça de roupa encolhida?). Pensando nisso, listamos neste post alguns cuidados que você deve ter para conservar suas camisetas e deixá-las sempre em bom estado. Seja ela estampada ou lisa. Anote aí!

Na hora de lavar

Primeiramente, separe as camisetas por cor para evitar as manchas. Camisetas brancas, pretas e coloridas devem ser lavadas separadamente, com sabões neutros e suaves. A água deve ser fria para evitar o encolhimento das peças e os alvejantes à base de cloro devem ser evitados — exceto para as camisetas brancas. Fique atento ao programa de lavagem da sua máquina, pois a agitação excessiva em um modo de lavagem pesado pode romper as fibras das camisetas.

Atenção à secagem

Após lavar as camisetas, retire-as da máquina sem torcer as peças, pois isso pode desfiar e danificar o tecido, deixando a roupa com aparência de velha e evite secá-las no sol direto, pois isso pode modificar as cores das peças coloridas.

Para evitar passar roupa, muita gente seca a camiseta direto no cabide para que ela fique lisa, mas devido ao peso da água na camiseta ainda molhada isso pode esticar e danificar a peça. Portanto, coloque-a no varal pendurada pelo meio.

Cuidado com o ferro de passar

A única ressalva ao passar as camisetas é no caso de camisetas estampadas. Para evitar danos nas estampas, elas devem ser passadas pelo lado avesso. Para as outras camisetas, não há restrições. Apenas fique atento à temperatura do ferro de acordo com o tecido da peça.

Armazenamento correto

Depois de passada, é preciso esperar a camiseta esfriar antes de dobrar, para evitar as marcas de dobra. Elas podem ser dobradas ou enroladas, sendo que esse último modo é o mais indicado para as malas de viagens, tanto para economizar espaço, quanto para garantir que elas não se amassem.

Fica também a dica de não guardar camisetas claras usadas, mesmo que estejam limpas, pois o desodorante, o perfume ou o suor podem manchar as roupas. O ideal é sempre lavá-las após o uso.

Dicas gerais

  • Camisetas verdes e vermelhas tendem a desbotar mais facilmente que as outras, portanto, coloque um pouco de limão, vinagre ou ácido nítrico quando for lavá-las.
  • Pendure suas camisetas na mesma hora em que a lavagem terminar, pois se você deixar muito tempo na máquina elas correm o risco de ficar com o cheiro ruim e precisarem ser novamente batidas.
  • Durante o último enxague você pode adicionar um pouco de álcool quando estiver lavando as camisetas brancas. Isso ajuda a melhorar o brilho e a deixá-las ainda mais brancas.

E então, o que achou de nossas dicas? Você está pronto para começar a cuidar melhor das suas camisetas para que elas tenham um tempo maior de uso e pareçam sempre novas? Se tiver alguma dúvida, escreva pra gente!