Lojas especializadas na confecção de estampas e na venda de camisetas são uma nova tendência no mercado. Ao lado da calça jeans, a camiseta está entre os itens mais versáteis do vestuário contemporâneo, pois possui um corte simples e caimento fácil, adequando-se bem a qualquer estilo. Mas ao contrário dos jeans, ninguém gosta de repetir uso de uma camiseta em uma mesma semana e é preciso lavar a peça diariamente — o que a torna menos durável. Por isso, seja a tradicional T-shirt, a baby look justinha, camisetas pólo, regatas ou blusão para dormir, mesmo com uma pilha no armário a gente sempre quer mais.

É por essas e por outras que se você adora desenhar, gosta do mundo da moda ou está à procura de um bom negócio para empreender, abrir uma loja de camisetas pode ser uma excelente ideia! Conheça algumas dicas para fazer isso com sucesso:

Pense em um nome chamativo e um bom logotipo

Para começar, escolha um nome para a sua marca. Deve ser fácil de gravar e, ao mesmo tempo, divertido e autoexplicativo. Trocadilhos são sempre bem-vindos, aliás!

A partir do nome, crie o seu logotipo. Deve ser um traço simples e de fácil visualização mesmo quando bem pequeno. Pode ser usada a letra inicial do nome da marca de forma estilizada, ou um desenho que faça referência ao estilo da loja. Crie uma identidade visual bem criativa e que vá causar identificação imediata no seu público.

Crie uma loja virtual

Lojas virtuais estão ganhando cada vez mais espaço no estilo de vida contemporâneo. Se você ainda não tem dinheiro suficiente para investir em uma loja física ou quer testar a saída dos produtos, a loja virtual é uma ótima maneira de começar sem os riscos de ter que pagar o aluguel de um ponto comercial, por exemplo.

Existem muitos sites que podem te ajudar de maneira simples a montar uma página para o seu e-commerce, com todos os recursos para a efetuação de compras on-line, suporte para problemas e garantia de segurança para os seus clientes — e por um preço cômodo.

Aposte em estampas identitárias

É importante pensar no público-alvo da loja. Para suas camisetas, pense em imagens ou frases chamativas, e quanto menos genérico melhor. É interessante atrair o consumidor através daquilo que o define, que o faz único e potencializa sua personalidade. Estampas que identificam tendências com temáticas políticas, artísticas ou relacionadas a um time de futebol são uma boa ideia também.

Monte um catálogo

O catálogo é absolutamente necessário no caso da loja virtual e essencial para a divulgação dos seus produtos. É interessante que haja maior investimento nessa parte, com fotos de qualidade e um trabalho de design benfeito. As imagens devem deixar claro o tipo do tecido da peça, o caimento da camiseta e a estampa tem que ser de fácil visualização — uma dica é fazer uma foto só da estampa ou permitir a função de zoom, caso o material seja virtual. Um bom fotógrafo e o uso de manequins ou modelos são importantes para confecção desse trabalho.

Tente baratear a produção

Desenhar as estampas, divulgar os produtos, gerenciar estoque e atender o consumidor já são um trabalho árduo e que exige foco. Quando a loja está começando, uma boa ideia é terceirizar a confecção das camisetas e o processo de estampar. Do contrário, você precisa investir em maquinário e contratar uma equipe maior para cuidar dessas funções, o que pode encarecer bastante seu negócio. Terceirizar é uma forma de baratear a produção no início e concentrar as energias na divulgação e venda dos seus produtos. Aqui na Dimona, além de poder personalizar suas camisetas para começar a testar a adesão do mercado, você também pode terceirizar toda a produção e logística dos produtos utilizando o Dimona Digital e se preocupar só com a criação das estampas e divulgação da marca 😉

Então, pronto para investir na sua própria loja de camisetas? Comente aqui no blog e conte para nós!