Macias, duráveis, confortáveis e com um ótimo caimento. Assim são as camisetas de algodão. Mas do algodão colhido na plantação até chegar ao seu guarda-roupa na forma dessas peças que já são ícones da moda, houve um longo processo. Descubra abaixo como são feitas as camisetas de algodão pra você que pretende personalizar suas camisetas, ou até pra você que pretende adquirir produtos lisos sem nenhuma estampa!

Seleção da matéria-prima

Quando você compra uma camiseta 100% algodão, isso significa que ele foi o único tecido utilizado em sua confecção. Mas, mesmo entre essas camisetas, há diferenças que são determinantes no acabamento final da peça, como por exemplo, o tipo de algodão escolhido para a produção dos fios, o tipo de fio (quanto menor a espessura, melhor a qualidade do produto) e o tipo de trama.

Momento do corte

Após a preparação do tecido, o próximo passo é o corte da camiseta. É um etapa bastante importante porque interfere no caimento e no conforto da roupa. O projeto de camiseta é transferido para um molde onde é feito o corte. Esse processo pode ser manual ou automático e vai depender do tipo de produção da confecção.

Hora da costura

O processo da costura também varia de camiseta para camiseta e de produção para produção. Existem diferenças no tipo de linha utilizada, na sequência em que são feitas as costuras e o tipo de acabamento para retirada de restos de linhas. Normalmente são costuradas as seções dianteira e traseira ao longo dos lados do tecido, deixando um ponto além das bordas. Cercam-se as mangas e as laterais para serem costuradas. Para criar a bainha é necessário fazer uma dobra na borda, que é costurada em seguida. Após esse processo de montagem é feita uma verificação final. Caso a camiseta tenha alguma assimetria ou outra irregularidade, ela é excluída da próxima etapa.

Montagem da gola e dos ombros

Nas camisetas de algodão, os ombros são costurados antes da aplicação da gola. Caso as camisetas tenham sido feitas a partir de dois pedaços de pano (frente e costas), elas terão a gola costurada antes que as costuras dos ombros sejam feitas.

A colocação da gola varia também de acordo com o estilo da camiseta de algodão, com o buraco no pescoço com maior ou menor amplitude na circunferência. Um exemplo é a gola de camiseta de algodão em corpo de tubo, que é feita com o uso de faixas dobradas, mantendo as laterais esticadas e totalmente alinhadas ao decote. Finalmente, é feita a costura, que em algumas camisetas de algodão podem ficar visíveis com a adição dos colarinhos da parte da frente e da parte de trás feitas separadamente.

Bolsos e aplicações

Algumas camisetas de algodão também possuem bolsos. Sua costura é feita a mão ou com o uso de uma máquina específica para a colocação de bolsos após a aplicação das golas. É adicionada uma entretela adicionada no interior do bolso para definir sua forma e deixá-lo mais estruturado. A camiseta de algodão pode receber outros acréscimos, como pinturas, silkscreen ou transfer. Agora sim, ela está pronta para ir às lojas e ganhar as ruas!

Agora que você já conheceu as principais estapas do processo de fabricação das camisetas de algodão, que tal conhecer a linha completa de camisetas da Dimona? São diversos modelos, faixas de preço e tipos de malha pra atender sua necessidade com o melhor preço do mercado!