Como Estampar Camisetas de Algodão? Saiba Como São Feitas

Já parou para pensar em como estampar camisetas de algodão? Macias, duráveis, confortáveis e com um ótimo caimento: assim são elas. Mas do algodão colhido na plantação até chegar ao seu guarda-roupa, houve um longo processo.

Descubra abaixo como são feitas e como personalizar a sua!

Seleção da matéria-prima

Quando você compra uma camiseta 100% algodão, isso significa que ele foi o único tecido utilizado na confecção. Mas, mesmo entre essas camisetas, há diferenças que são determinantes no acabamento final da peça. Por exemplo, o tipo de algodão escolhido para a produção dos fios, o tipo de fio (quanto menor a espessura, melhor a qualidade do produto) e o tipo de trama.

Na Dimona, as peças feitas de algodão são certificadas pela BCI (Better Cotton Initiative). Esse certificado garante, dentre outras características: Lavoura saudável que atua de forma preventiva ao ataque de pragas, utilização sustentável da água, saúde do solo, conformidade com a legislação de utilização do solo, qualidade da fibra e relações justas de trabalho.

Momento do corte

Após a preparação do tecido, o próximo passo é o corte da camiseta. É um etapa bastante importante porque interfere no caimento e no conforto da roupa. O projeto de camiseta é transferido para um molde onde é feito o corte. Esse processo pode ser manual ou automático e vai depender do tipo de produção da confecção.

Você pode conferir um pouco do que acontece na fábrica da Dimona e como é feito esse processo no vídeo abaixo:

Hora da costura

O processo da costura varia de camiseta para camiseta e de produção para produção. Existem diferenças no tipo de linha utilizada, na sequência em que são feitas as costuras e o tipo de acabamento para retirada de restos de linhas.

De forma geral, normalmente são costuradas as seções dianteira e traseira ao longo dos lados do tecido, deixando um ponto além das bordas. Cercam-se as mangas e as laterais para serem costuradas. Já, para criar a bainha, é necessário fazer uma dobra na borda, que é costurada em seguida.

Após esse processo de montagem é feita uma verificação final. Caso a camiseta tenha alguma assimetria ou outra irregularidade, ela é excluída da próxima etapa.

Montagem da gola e dos ombros

Nas camisetas de algodão, os ombros são costurados antes da aplicação da gola. Caso as camisetas tenham sido feitas a partir de dois pedaços de pano (frente e costas), elas terão a gola costurada antes que as costuras dos ombros sejam feitas.

A colocação da gola varia também de acordo com o estilo da camiseta de algodão, com o buraco no pescoço com maior ou menor amplitude na circunferência. Um exemplo é a gola de camiseta de algodão em corpo de tubo, que é feita com o uso de faixas dobradas, mantendo as laterais esticadas e totalmente alinhadas ao decote.

Finalmente, é feita a costura, que em algumas camisetas de algodão podem ficar visíveis com a adição dos colarinhos da parte da frente e da parte de trás feitas separadamente.

Bolsos e aplicações

Algumas camisetas de algodão também possuem bolsos. Nesse caso, a costura é feita a mão ou com o uso de uma máquina específica para a colocação de bolsos após a aplicação das golas. É adicionada uma entretela adicionada no interior do bolso para definir sua forma e deixá-lo mais estruturado. A camiseta de algodão pode receber outros acréscimos, como pinturas, silkscreen ou transfer.

Agora sim, ela está pronta para ir às lojas e ganhar as ruas!

Conheça as camisetas de algodão da Dimona

Na Dimona, você encontra vários tipos de camisetas de algodão. Confira abaixo:

mulher negra com tranças, mostrando um cropped preto sem nenhuma estampa

Cropped

cropped é parece uma camiseta cortada, uma vez que é mais curta e deixa a barriga à mostra. Dessa forma, um look com o cropped dá um toque de sensualidade para quem usa, uma vez que deixa o abdômen à mostra e acentua a cintura.

Porém, deixar a barriga à mostra não é necessariamente uma regra ao pensar na composição com essa roupa. É possível usar calças ou shorts com cós mais alto para equilibrar o look. Tudo vai depender do seu estilo.

mulher branca com um rabo de cavalo no cabelo, camiseta laranja e calça jeans

Dimona Quality

A malha Quality da Dimona. é um tecido com fio 30.1, considerado resistente. É indicado para para uso no dia a dia, principalmente em lugares e dias mais quentes.

A malha é penteada, ela passa por uma penteadeira que deixa as fibras bem regulares antes de tecer o fio. Isso deixa o aspecto da peça mais bonito e de melhor qualidade.

imagem da cintura para cima de uma mulher negra com o cabelo preso para cima, vestindo uma camiseta branca lisa

Dimona Prime

linha Prime é feita com tecido 100% algodão, com fio 26.1 e que passa por um lixamento. Esse processo é feito com lixas que deixam o tecido ainda mais macio, com um aspecto de pele de pêssego.

Primeiramente, as fibras de algodão são penteadas e depois de pronto, o tecido é lixado. Esse processo é literalmente feito com lixas, como o próprio nome diz. O tecido passa em contato em cilindros giratório em alta velocidade recobertos com lixa, criando no tecido um aspecto de toque chamado ‘pele de pêssego. Se você passar a mão, é possível sentir o toque aveludado.

mulher negra com black power, mostrando uma camiseta estonada azul

Camiseta estonada

camisa estonada é 100% de algodão, a diferença é que é feito um processo de lavagem industrial, onde se utiliza pedras para desgastar a malha e proporcionar uma aparência gasta. Como a camiseta passa por uma lavagem bruto, a costura é reforçada e a malha é mais grossa. Esse tipo de tecido é ideal para um visual mais descolado e jovem. Na Dimona, temos diversas cores e tamanhos. 

Crie sua camiseta personalizada de algodão

Depois que entendeu todo o processo de fabricação de uma camiseta de algodão, por que não aproveitar e personalizar do seu jeito?

É só você criar o seu desenho e estampar na DimonaConfira alguns Aplicativos para fazer Arte de Camiseta que podem te ajudar.

Depois que estiver com a sua arte exclusiva pronta, é só personalizar no Studio 3D da Dimona!

No Studio 3D, além de visualizar como a sua estampa ficará na camiseta, você pode escolher o tipo de malha e cor que desejar. Na própria plataforma, também é possível criar estampas simples com frases e mudar a fonte das letras.

Confira o passo a passo de como criar uma camiseta personalizado pelo Studio 3D:

  1. Acesse o site da Dimona e escolha a camiseta que deseja personalizar aqui.
  2. Clique em PERSONALIZAR AGORA;
  3. Faça o upload da arte.

ATENÇÃO! 

A resolução da sua imagem é crucial para que o resultado da impressão tenha a melhor definição. Confira sempre a qualidade da sua arte e busque arquivos em alta definição, com 300 dpi’s.

2 comentários

    1. Fabiana

      Verdade🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩😍❤❤😍❤😍❤😍❤😍❤❤❤❤🤩🤩

Deixe uma resposta