Você está quebrando a cabeça para criar um logotipo para o seu negócio? Talvez você não queira perder tempo com um design qualquer ou você está preocupado com os custos do logotipo.

A boa notícia é que você não precisa ficar preocupado demais em criar um logotipo para a sua pequena empresa, você só precisa da ferramenta certa para fazê-lo.

A Nike, por exemplo, pagou em torno de apenas $35 dólares para fazer aquele logotipo que você conhece tanto, já o primeiro logotipo do Twitter custou apenas $15 dólares.

Deixe todas as suas preocupações com gastos de lado e construa a sua marca! Quando seu negócio estiver sendo reconhecido em todo país, você vai agradecer àquele primeiro logo que você criou.

Vamos te apresentar hoje 6 motivos para fazer um logotipo para a sua pequena empresa hoje mesmo. Faça o seu negócio crescer e sua marca se tornar inesquecível.

Transmita sentimento e emoções da sua marca com as cores do logotipo

O logotipo do Red Bull usa a cor vermelha e transmite o sentimento de poder, fogo, energia e agitação. Você notou que isso é exatamente o que o produto que eles oferecem transmite para o consumidor?

Você já pode até imaginar por que a Netflix também usa um logotipo vermelho…

Essa é uma decisão estratégica. O uso inteligente da cor dentro do logotipo ajuda as pessoas a se identificar e se apaixonar pela sua marca, assim como identificar do que ela se trata.

A cor amarela dos arcos da McDonald’s, por exemplo, dá a ideia de felicidade e satisfação. Ao criar um logotipo colorido, você pode começar a comunicar emoções específicas e inspirar seus clientes não apenas para a compra, mas para o quê a sua marca representa.

Aumente a influência sobre a sua audiência

Você sabia que crianças de apenas 3 a 5 anos já associam logotipos com produtos? Em torno de 7 a 8 anos de idade, as crianças já conseguem conectar logotipos com produtos ou serviços que elas gostam.

Essas associações vão durar por todo o tempo de vida e podem construir uma fidelidade do cliente com a sua marca desde a infância.

Sempre pense em construir laços de confiança fortes e que vão durar várias décadas com os seus clientes para que eles nunca mais te esqueçam.

Faça com que a sua empresa pareça mais profissional

O que as pessoas vão pensar da sua empresa se ela não possui um logotipo? Sem um logo, você só vai aparecer para o seu cliente como um texto usando uma fonte padrão sem uma imagem para ser associada.

A sua marca sem um logotipo não vai causar entusiasmo ou interesse, e pode até fazer com que as pessoas se afastem da sua marca.

Já com um logotipo, a sua empresa vai parecer muito mais profissional. O logotipo dá a ideia de confiabilidade, significância e estabilidade para a sua empresa.

Conte a história da sua marca através do design do seu logotipo

Você não quer complicar demais o seu logotipo, mas você quer que ele represente o que é a sua empresa e a sua história.

Por exemplo, o logotipo da Apple faz referência a uma maçã, conectada a conhecimento, aprendizado e informação. Aquele “pedaço comido”, que em inglês representa “bite”, faz referência ao “byte”, para criar uma brincadeira bastante inteligente com essas duas palavras.

Ou seja, através do logotipo, a Apple representa conhecimento, tecnologia e inovação.

O logotipo da Disney apresenta uma fonte meio “rodopiante”, corajosa, porém bem capricahada e divertida. Ela carrega o nome do homem que começou um império de contos de fadas e diversão.

Como nos exemplos mostrados acima, o seu logotipo pode contar uma simples história, assim como comunicar pensamentos e ideias para os seus clientes sem complicar a cabeça deles.

Um logotipo apresenta a sua marca

Seu primeiro logotipo não precisa ser muito caro ou elaborado demais, ele só tem que ser bastante representativo e claro.

Assim que você escolher as cores da sua marca, selecione uma fonte e projete seu logotipo, você pode usar todos esses elementos para fazer o seu marketing.

Seus cartões de vista, folders e site devem sempre usar os mesmos elementos para mostrar aos seus clientes uma aparência consistente.

A importância do logotipo na construção da marca

Para criar o seu primeiro logotipo, você deve fazer uma pesquisa com um cliente ou cliente em potencial e funcionários da sua empresa para reconhecer qual a imagem e que mensagem deve ser passada com o seu logotipo, pois ele é um importante fator de reconhecimento da sua marca.

Para ter certeza que a sua marca está sendo construída de forma correta você deve seguir as seguintes dicas:

• Tenha a estratégia e o posicionamento da marca da empresa bem definidos – você deve conhecer o seu negócio e saber como que ele será amanhã. Leve em consideração a sua audiência e todas as atividades da empresa. Não esqueça seu lema, ética e quais os pontos fortes e fracos com relação à concorrência.

• Seu logotipo precisa passar a identidade da sua marca – o texto, as cores, a fonte e todo o conjunto devem reforçar a sua marca e devem estar presentes em todos os materiais de marketing da sua empresa.

• Planeje a divulgação da sua marca – pesquise quais os melhores lugares para divulgar a sua marca, qual audiência focar, qual o alcance e, por fim, quais serão os gastos necessários para o planejamento e os lucros que podem ser alcançados.

Se você quer começar a criar o seu logotipo hoje mesmo, dê uma olhada em alguns modelos de logotipos disponíveis numa alternativa bacana para geração de logos. Você pode criar um logotipo e usá-lo em seus cartões de visita, produtos promocionais além de personalizar suas camisetas, pólos, canecas ou ecobags com a identidade visual da sua marca.