Por: Xico Gonçalves

Em um mundo dividido e com os nervos à flor da pele, carregar seu posicionamento no look é muito moderno. Influenciadores de todo o mundo estão usando e abusando das T-shirts com mensagens positivas, de resistência, feministas e a favor da diversidade.

A grande tendência é falar através das peças 

Nos dias atuais, a camiseta ganhou papel de destaque e importância quando se fala em comunicação e expressão, seja de opiniões, sentimentos ou pensamentos.

Frases que vão desde ideais políticos, protestos, autoajuda, mantras e letras de música até logos de marcas e desenhos divertidos cada vez mais são vistas por aí estampadas em camisetas e passando um recado direto para quem as lê.

O que se vê é uma roupa que fala mais do que palavras, que por muitas vezes expressa pensamentos e sentimentos que ficam guardados e através dela ganham espaço e força.


Política da Moda


A sociedade atual passa por um período de transição e vive tempos conturbados. Esse clima de instabilidade social influencia as principais Semanas de Moda ao redor do mundo.

Em Londres e Nova York, as marcas não mediram esforços em transformar suas roupas em ato político, usando a passarela para assuntos polêmicos e declarações de apoio às minorias.  

Moda e política podem parecer dois campos muito distantes, mas a história ensinou que enquanto o poder se apropriava da imagem para se diferenciar e transmitir mensagens, as roupas se transformaram em um grito de resistência, carregando consigo uma força de expressão cada vez maior.

E elas mexem com as pessoas.

Camisetas gritam pedindo por uma política mais justa, o fim da violência, da repressão e do preconceito, com frases de efeito que traduzem o sentimento dos estilistas acerca de questões tão delicadas.

Outdoors Comunicantes

Não importa o que diga, o corpo fala, a roupa comunica e uma mensagem é sempre transmitida, seja positiva ou negativa.

“Outdoors Comunicantes” ou “Cartazes Manifestantes” são os termos usados para se referir a esta tendência das camisetas “falantes”.

A moda é ferramenta importante na manifestação do pensamento.

A moda é expressão, inclusão e diferenciação das pessoas.

Na camiseta fica ainda mais claro, pois através dela gerações inteiras se identificam com um único símbolo, multidões nos diversos cantos do mundo se unem em detrimento de uma causa e todos os dias deixamos, por onde passamos uma mensagem com nossas escolhas.

Recentemente o movimento “Mexeu Com Uma Mexeu Com Todas #Chegadeassédio”, em sinal de protesto contra um famoso ator da Rede Globo, motivou muitas mulheres a “vestir” a causa, identificada com a frase estampada no peito.
Image result for mexeu com uma mexeu com todas

A Alta Moda também Manda Mensagens

As frases de efeito e palavras de ordem já estão tão evidentes  nas camisetas que a moda também se apropriou do movimento para mandar mensagens.

“We Should All Be Feminists”

Displaying camisetas 7.png

A estilista Maria Grazia Chiuri apresentou na sua primeira coleção no comando da Dior, a camiseta statement com esta frase e transformou a t-shirt em um dos itens mais desejados e comentados do mundo. 

 A declaração era oportuna não apenas para o movimento feminista, mas também para o novo papel da estilista como a primeira designer mulher a assumir as rédeas da Dior.

 “Ain’t Laurent without Yves”

Irritou Hedi Slimane, já que é uma crítica a decisão do diretor criativo de eliminar o “Yves” da marca Saint Laurent.


Protect the skin you’re in”

Image result for protect the skin you're in shirt

De Marc Jacobs em campanha contra o câncer de pele. 


A top model Cara Levine e a cantora Miley Cyrus fotografaram nuas para a camiseta com a frase “Protect the skin you’re in” (“Proteja a pele que você habita”).

 

Outras celebridades como Kate Moss, Victoria Beckham, Naomi Campbell e Miranda Kerr também já participaram da campanha.

 

A camiseta custa US$ 35 e os lucros vão pro NYU Cancer Institute e o NYU Langone Medical Center.


“Climate Revolution”

Related image

Resultado de uma parceria única entre Vivienne Westwood e Miuccia Prada.

A Miu Miu armou um clube temporário no Café Royal em Londres chamado “miumiu-london”, com parcerias-relâmpago entre a Miu Miu ,Vivienne Westwood e Stephen Jones.

A criadora do punk  grifou a frase “Climate Revolution” na sua camiseta, com renda revertida pra ONG Cool Earth, que luta pela preservação das florestas.

Você também pode criar sua camisa personalizada, aqui mesmo no portal da Dimona com a mensagem que você quer passar para os outros e para o mundo.

Invente frases, estampas e seja o criador do que você veste.

A Dimona fornece tudo para você se expressar e pode ser feito tudo pela Internet!