Como funciona a sublimação de camisetas feitas em poliéster?

Várias técnicas são utilizadas para imprimir imagens em camisetas: a serigrafia (ou silk), a cromia, o transfer digital, transfer litiográfico e também o transfer serigráfico. A técnica que vamos apresentar no texto de hoje é conhecida como sublimação, e é a ideal para impressão de imagens em camisetas feitas 100% de poliéster. Conheça agora um pouco mais sobre essa técnica:

O que é a sublimação?

Sublimação é o nome dado ao processo que transfere imagens impressas em papel especial para camisas compostas de poliéster. Essa técnica é amplamente utilizada na impressão de imagens personalizadas já que permite maior facilidade de aplicação da tinta no tecido, sem perder a fidelidade dos detalhes ou da cor da imagem. Se você quer uma impressão rápida, prática e com resultado duradouro em suas camisas de poliéster, a melhor opção é utilizar a técnica de sublimação.

Como é feita?

Para se dar início a técnica, é preciso, primeiramente, imprimir a imagem a ser colocada na camiseta, já com a tinta sublimática em um papel conhecido como transfer. Esse papel é desenvolvido com uma camada de resina na sua superfície que facilita a transferência da tinta para a camiseta onde será impressa a imagem. Como o papel será o responsável por passar a imagem para o tecido, é importante que a impressão no transfer seja feita de maneira espelhada (ou ao contrário), para que ela fique na posição normal quando for sublimada.

Depois disso, o equipamento, também chamado de prensa térmica, vai criar um ambiente controlado de calor e pressão que permita que a tinta sublimada se transforme em vapor e imediatamente se una ao poliéster, repassando fielmente o contorno e coloração da imagem para a camiseta. Para que não aconteçam falhas no processo, o equipamento deve estar devidamente calibrado, fornecendo as condições adequadas para a feitura da estampa.

Posso fazer essa técnica com qualquer tipo de tinta?

Não. Existe uma tinta própria para ser utilizada nessa técnica, chamada de tinta sublimática. Ela, além de permitir que a transformação do sólido para o líquido seja feita de maneira mais fácil do que com as tintas tradicionais, também tem uma elevada concentração de pigmentos, melhorando a qualidade das cores impressas na imagem.

Qual é a qualidade da imagem impressa por sublimação?

As imagens impressas pelas tintas sublimáticas são bastante resistentes a arranhões e amassados e ainda podem ser lavadas sem grandes preocupações. Se o papel utilizado para sublimação for o transfer, ainda existe a garantia de impressões com colorações intensas e vivas, ao contrário das cores opacas e amenas encontradas em outros tipos de impressão.

Posso fazer esse tipo de impressão em outros materiais?

Sim. A sublimação não é realizada somente em camisetas, ela também pode ser usada para aplicar imagens em mouse pads, canecas, bandeiras, azulejos, quadros, bolsas, ecobags e muito mais. Sua praticidade e alta qualidade permitem que essa técnica seja uma das mais procuradas para customização de itens.

Você já adquiriu ou trabalhou com alguma camiseta estampada com técnicas de sublimação? Conhecia essa técnica de impressão em camisetas? Deixe seu comentário no espaço abaixo!

10 comentários

    1. Dimona

      Olá Cristina,
      O processo de sublimação só funciona em camisetas que tenham em sua composição algum tecido sintético. Para uma camiseta 100% algodão você pode usar outras técnicas de estamparia, como o Silk Digital, Silk Screen ou Transfer Digital. Se quiser mais informações ou um orçamento pode mandar um email para callcenter@camisadimona.com.br

      Obrigado!

      Curtir

    1. Dimona

      Olá Robert,
      A sublimação é perfeita em tecidos 100% sintéticos. Dependendo da composição (nem sempre “Lycra” é 100% elastano, vale a pena conferir na etiqueta do produto) a qualidade irá variar.
      Quanto mais próximo de 100% sintético, melhor vai ficar.
      Qualquer outra dúvida estamos aqui!

      Curtir

    1. Dimona

      Olá Katia,
      Nossas camisas de poliéster não são resinadas.
      Só precisa de resina os produtos que não são feitos de poliéster (como canecas e chinelos como você mencionou).

      Curtir

    1. Dimona

      Olá,
      A estampa em si demora segundos na prensa. Mas o processo total envolve a produção da arte, impressão em papel especial e prensa.
      Nas nossas lojas, dependendo da quantidade de peças e da demanda, entregamos no mesmo dia.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s