Sublimação em Camiseta de Poliéster: Como Funciona

Já ouviu falar na técnica de sublimação em camiseta de poliéster?

A sublimação é o nome dado ao processo que transfere imagens impressas em papel especial para camisas compostas de poliéster. Essa técnica é amplamente utilizada na impressão de imagens personalizadas já que permite maior facilidade de aplicação da tinta no tecido, sem perder a fidelidade dos detalhes ou da cor da imagem.

Confira mais abaixo!

Como é feita a sublimação em camisetas de poliéster

Para se dar início a técnica, é preciso, primeiramente, imprimir a imagem a ser colocada na camiseta, já com a tinta sublimática em um papel conhecido como transfer. Esse papel é desenvolvido com uma camada de resina na sua superfície que facilita a transferência da tinta para a camiseta onde será impressa a imagem. Como o papel será o responsável por passar a imagem para o tecido, é importante que a impressão no transfer seja feita de maneira espelhada (ou ao contrário), para que ela fique na posição normal quando for sublimada.

Depois disso, o equipamento, também chamado de prensa térmica, vai criar um ambiente controlado de calor e pressão que permita que a tinta sublimada se transforme em vapor e imediatamente se una ao poliéster, repassando fielmente o contorno e coloração da imagem para a camiseta. Para que não aconteçam falhas no processo, o equipamento deve estar devidamente calibrado, fornecendo as condições adequadas para a feitura da estampa.

Veja o vídeo abaixo:

É possível fazer essa técnica com qualquer tipo de tinta?

Não. Existe uma tinta própria para ser utilizada nessa técnica, chamada de tinta sublimática. Ela permiti que a transformação do sólido para o líquido seja feita de maneira mais fácil do que com as tintas tradicionais. Além disso, também tem uma elevada concentração de pigmentos, melhorando a qualidade das cores impressas na imagem.

Qual é a qualidade da imagem impressa por sublimação?

As imagens impressas pelas tintas sublimáticas são bastante resistentes a arranhões e amassados e ainda podem ser lavadas sem grandes preocupações. Se o papel utilizado para sublimação for o transfer, ainda existe a garantia de impressões com colorações intensas e vivas, ao contrário das cores opacas e amenas encontradas em outros tipos de impressão.

Posso fazer esse tipo de impressão em outros materiais?

Sim. A sublimação não é realizada somente em camisetas, ela também pode ser usada para aplicar imagens em mouse pads, canecas, bandeiras, azulejos, quadros, bolsas, ecobags e muito mais. Sua praticidade e alta qualidade permitem que essa técnica seja uma das mais procuradas para customização de itens.

Faça agora a sua camiseta sublimática personalizada

Na Dimona, você consegue personalizar a sua camiseta sublimática do jeito que quiser! E ainda pode optar por fazer uma sublimação total. Ou seja, estampar a camiseta inteira.

Para saber como funciona o processo e pedir um orçamento, é só entrar em contato com a nossa Central de Vendas pelos números: (21) 2109.3661, (11) 3280-6096 ou pelo Whatsapp (21) 9.9246-6718.

Se preferir, você também pode ir a alguma das nossas lojas físicas no Rio de Janeiro:

Centro I

Rua Senhor dos Passos, 228, Centro, Rio de Janeiro – RJ

Centro II

Rua Senhor dos Passos, 59, Centro, Rio de Janeiro – RJ

Barra da Tijuca

Av. Airton Senna, 5500, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

Copacabana

Rua Figueiredo de Magalhães, 285, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ

17 comentários

  1. cristiana

    Gostaria de saber como faço sublimação em camiseta 100% algodão e qual papel transfer tenho que usar ?

    1. Dimona

      Olá Cristina,
      O processo de sublimação só funciona em camisetas que tenham em sua composição algum tecido sintético. Para uma camiseta 100% algodão você pode usar outras técnicas de estamparia, como o Silk Digital, Silk Screen ou Transfer Digital. Se quiser mais informações ou um orçamento pode mandar um email para callcenter@camisadimona.com.br

      Obrigado!

    1. Dimona

      Olá Robert,
      A sublimação é perfeita em tecidos 100% sintéticos. Dependendo da composição (nem sempre “Lycra” é 100% elastano, vale a pena conferir na etiqueta do produto) a qualidade irá variar.
      Quanto mais próximo de 100% sintético, melhor vai ficar.
      Qualquer outra dúvida estamos aqui!

  2. edvanilce

    olá, vou começar agora nesse ramo quero o orçamento de vocês. Mais tenho muita duvida, em tipos de papel para cada material.

  3. katia sene corria

    gostaria de saber se as camisetas de poliéster , também são resinadas , como as canecas e chinelos

    1. Dimona

      Olá Katia,
      Nossas camisas de poliéster não são resinadas.
      Só precisa de resina os produtos que não são feitos de poliéster (como canecas e chinelos como você mencionou).

    1. Dimona

      Olá,
      A estampa em si demora segundos na prensa. Mas o processo total envolve a produção da arte, impressão em papel especial e prensa.
      Nas nossas lojas, dependendo da quantidade de peças e da demanda, entregamos no mesmo dia.

  4. Vanessa

    Olá a sublimação só funciona em camisas claras ou posso utilizar qualquer cor? Queria fazer em camisas vermelhas .

  5. Gislene Aparecida lopes Vieira

    ola bom dia ,e preciso fazer
    um curso para para fazer todo o processo de sublimação

    1. Dimona

      Olá, Alexandre! Tudo bem?

      Na Dimona, é possível fazer estampa em algum ponto específico da camiseta ou estampar ela totalmente pela sublimação. Mas a nossa orientação é sempre para se atentar à resolução da imagem. A resolução da sua imagem é crucial para que o resultado da impressão tenha a melhor definição. Confira sempre a qualidade da sua arte e busque arquivos em alta definição, com 300 dpi’s.

      O tamanho para camisetas de algodão, por exemplo, sempre orientamos para que sejam artes com tamanho até de uma A4.

      Se tiver mais alguma dúvida, dá uma olhada no nosso FAQ: https://camisadimona.com.br/faq

      ;D

  6. Mileide Fernanda De Paula antos

    Gostaria de aprender sublimação total vcs dão curso ou poderia indicar algum lugar

Deixe uma resposta