Já se imaginou vestindo garrafas PET para sair na rua? Pode parece loucura, mas essa é uma realidade na vida de muitas pessoas, e que tende a crescer cada vez mais. Por sinal, pode fazer parte da sua vida muito em breve também.

Se você não faz ideia do que estamos falando e acha que as pessoas estão recortando garrafas de refrigerante e improvisando-as como vestimenta, fique tranquilo pois não é bem isso. O assunto aqui é a reciclagem de materiais para a confecção de camisetas.

As camisetas ecológicas estão na moda, o que só faz bem aos usuários e principalmente ao meio ambiente. Saiba mais sobre como são fabricadas essas camisetas e quais os benefícios que elas trazem:

Material ideal

Geralmente, as camisetas ecológicas são feitas a partir de garrafas de politereftalato de etileno. Esse palavrão, difícil até de pronunciar, ganhou um apelido bem conhecido: PET. São as garrafas PET, geralmente utilizadas para comercializar refrigerantes.

A razão para a reciclagem desse material com o objetivo de produzir camisetas é bem simples. As garrafas PET são completamente recicláveis, pois o polietileno que as compõe é um material termoplástico, podendo ser reaproveitado várias e várias vezes, por meio de diferentes processos de transformação. Além disso, as fibras das garrafas são muito resistentes e maleáveis, o que significa que podem ser reutilizadas para confeccionar fios. Para isso, basta aquecer o plástico, que amolece, se funde e pode ser moldado de outra forma.

Processo simples, resultado surpreendente

O processo para obter a camiseta ecológica começa após as garrafas PET serem recolhidas dos centros de reciclagem, onde são separadas da forma adequada, lavadas e segmentadas por cores. Tampas e rótulos são retirados, enquanto a garrafa é moída, a fim de ficar reduzida a pedaços pequenos, e descontaminada.

A seguir, o material é fundido a uma temperatura de 300ºC, quando também ocorre uma filtragem e a retirada de impurezas. Na etapa seguinte, ocorre a transformação em fibras e o material passa por um equipamento que o transforma em filamentos.

Na continuação do processo, a fibra obtida é transformada em fios de poliéster. Por fim, temos a malha, confeccionada a partir da combinação de 50% de poliéster reciclado trançado com 50% de algodão. A camiseta ecológica está pronta!

Produto de qualidade e ecologicamente correto

A malha que resulta da reciclagem das garrafas PET é confortável, resistente e macia. Além do benefício de gerar um produto de qualidade, há outras vantagens nesse tipo de confecção.

Primeiramente, porque a camiseta ecológica, como o próprio nome diz, é ecologicamente correta, já que reaproveita materiais que seriam descartados — vale lembrar que a garrafa PET demora, no mínimo, 100 anos para se decompor na natureza. Para cada camiseta ecológica produzida, são retiradas de 2 a 2,5 garrafas de plástico da natureza.

Além disso, outro benefício é a geração de empregos. Afinal, o processo de reciclagem demanda o recolhimento, a separação, a limpeza e o descarte de materiais, como foi visto no modo de confeccionar as camisetas.

Agora que você entendeu o que são as camisetas ecológicas, e como elas são fabricadas, está disposto a investir nesse produto de qualidade e que é amigo da natureza? Vista essa camisa (literalmente)!

Já conhecia esse material ou tem alguma peça assim no seu guarda-roupa? Conte pra gente!