O modo de viver ao qual estamos acostumados é insustentável. Essa é uma conclusão cada vez mais aceita entre especialistas, governantes, empresários e sociedade civil. A mudança para hábitos de consumo menos agressivos ao meio ambiente é uma atitude que só traz benefício a todos nós. Mesmo sabendo disso, às vezes é difícil mudar da água para o vinho de uma só vez. Então, que tal começar com uma contribuição que, além de super na moda, é confortável e pode diminuir seus impactos na natureza por anos? Veja neste artigo cinco bons motivos para usar as famosas ecobags e aposentar de vez as sacolas de plástico. Confira:

A ajuda é realmente significativa

Pode não parecer, já que se rasgam tão facilmente quando não queremos, mas as sacolinhas plásticas levam centenas de anos para se reintegrar ao meio ambiente. A cada vez que você descarta a sacolinha plástica que te deram, você está acrescentando mais um vilão à natureza. Ele pode entupir canais gerando inundações, asfixiar animais silvestres, acumular água parada, gerar volume de lixo e muito mais.

Por que não trocar todos esses problemas por uma sacola retornável? Cada ecobag, em média, pode carregar quinze quilos. Ou seja, chega a substituir oito sacolinhas de supermercado tradicionais de uma só vez. Cuidando bem da sua ecobag, ela pode ser reutilizada por anos e, assim, quantas sacolinhas você acha deixou de adquirir e descartar? Faça as contas.

Passe a mensagem adiante

Com o uso de ecobags você não está fazendo apenas sua parte. Como consumidor, você está sinalizando para as empresas que prefere uma postura mais sustentável. Para seus amigos e familiares você também está dizendo: “Ei, vamos começar a nos movimentar?”. Ainda há ecobags com mensagens impressas que ajudam a transmitir uma ideia adiante. Transportar suas mercadorias em sacolinhas de supermercado te transformam em pouco mais do que um outdoor ambulante daquela marca. Mas usar sua ecobag transmite um espírito de engajamento e conscientização para quem está ao seu redor.

Multiuso

Além de serem resistentes e confortáveis, a maioria das ecobags são feitas com materiais fáceis de limpar. Por isso, você pode transportar desde as compras da feira até livros e cadernos para a escola ou faculdade. O estilo despojado e prático da peça está cada vez mais em alta. E, depois de usar, basta lavar e em minutos ela já estará pronta para ser usada em um ambiente totalmente diferente.

Reuso de materiais em muitos níveis diferentes

As ecobags são feitas de materiais, na maioria das vezes, que foram reciclados ou que podem ser reciclados (como as de poliéster de garrafa PET). Depois de processadas, as garrafas plásticas já sem uso se transformam em um tecido que pode ser aplicado como ecobag. Quer dizer, além de evitar o aumento do número de lixo com despejo de mais sacolas plásticas no meio ambiente, ao usar uma ecobag você está retirando dos aterros um lixo que você nem gerou: as garrafas PET ou outros materiais que foram reciclados para confeccionar sua ecobag. Isso sim é que é relação ganha-ganha: você ganha e o planeta também.

Esse é meu clube, essa é minha ecobag

Se você pesquisar, vai encontrar uma ecobag que é a sua cara. Desde as mais simples, com poucos detalhes e feitas com tecido virgem de lona até as mais coloridas e estilosas em TNT ecológico. Você pode ainda customizar a sua ecobag e criar uma peça única e criativa! Inscrições diferenciadas, mensagens e imagens que ajudam a carregar muito mais do que só os produtos que estão ali dentro. As ecobags estão caindo cada vez mais no gosto dos brasileiros: elas dão a quem as usa um ar jovial e de quem está realmente envolvido com o que está acontecendo em nosso planeta.

E você, o que acha das ecobags? Já possui ou pensa em adiquirir uma? Dê sua opinião sobre o tema nos comentários abaixo!